No caminho preparatório para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, dioceses e regionais do Brasil estão promovendo várias atividades de formação e de orientação sobre o processo de escuta desenvolvido pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). De Norte a Sul do Brasil, já são registradas iniciativas para que sejam oferecidas as contribuições da Igreja no Brasil para este momento em vista de uma Igreja em saída com discípulos missionários, retomando o caminho pastoral desde a Conferência de Aparecida, em 2007.
“Podemos verificar até agora um rico e dinâmico interesse de participação no processo de escuta da Assembleia Eclesial. Vários pedidos de encontro e formação continuam chegando à Equipe Nacional de Animação da Assembleia e, além desses pedidos, graças a Deus, sabemos de tantas outras e inúmeras iniciativas acontecendo pelo nosso Brasil, nos mais diversos espaços e comunidades eclesiais. Importante mesmo é continuar divulgando a proposta da Assembleia e animar outros grupos e comunidades a se envolverem nesse bonito caminho de sinodalidade”, comenta o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB e membro da equipe nacional de animação, padre Marcus Barbosa Guimarães.
Confira algumas das iniciativas promovidas no âmbito dos Regionais:
Norte 1
O Regional Norte 1 da CNBB realizou, ainda em maio, um encontro virtual com coordenadores de pastoral de algumas dioceses e prelazias e das pastorais em nível regional, junto com o Comitê REPAM Norte 1. Cerca de 30 pessoas participaram do momento. Na ocasião, foi explicado o caminho percorrido pela Assembleia até o momento, apresentados os documentos que fazem parte da assembleia e destacada a importância de cada um se envolver individualmente e também coletivamente no processo de escuta.
Aos participantes, foi sugerido ajudar as pessoas que tem dificuldade no acesso à internet, e também incentivar o envolvimento do clero no processo de escuta e ainda serem animadores e multiplicadores, dando voz às diferentes realidades que fazem parte do Regional Norte 1 da CNBB. Saiba mais.
Norte 2
No Regional Norte 2, secretários e coordenadores regionais e diocesanos das pastorais participaram, no dia 28 de maio, de um encontro virtual para tratar sobre a 6ª Semana Social Brasileira e o Processo de Escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. Padre Marcus Barbosa assessorou o momento relacionado à Assembleia Eclesial. O encontro foi mediado por dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém e secretário da CNBB Norte 2. Também estiveram presentes dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2; dom Jesús Mauleón, bispo prelado do Alto Xingu; dom Vital Corbellini, bispo de Marabá; e Dom José Altevir, bispo de Cametá.
Nas Igrejas particulares, a arquidiocese de Belém promoveu uma manhã atividades relacionadas à Assembleia com transmissão pelas redes sociais e pela TV Nazaré e participação do arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira Corrêa; do bispo auxiliar, dom Antônio de Assis Ribeiro; e do vigário geral da arquidiocese, monsenhor Raimundo Possidônio Carreira da Mata. A mesa redonda, no último sábado, abordou a Identidade, a metodologia e os documentos da Assembleia. O processo será integrado às atividades do Sínodo arquidiocesano de Belém.
A diocese de Marabá, por sua vez, tratou da Assembleia Eclesial numa reunião virtual do Conselho Diocesano de Pastoral, também no dia 3 de julho. Na ocasião, foi aprofundado o Documento para o Caminho em direção à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.
Norte 3
Em Tocantinópolis (TO), a diocese reuniu membros do clero, religiosas e leigos para uma formação e partilha sobre o processo de escuta da Assembleia Eclesial. O encontro virtual, na noite do dia 29 de junho, foi assessorado pela presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e membro da Comissão Nacional de Animação, Sônia Gomes.
Nordeste 1
No início de junho, a arquidiocese de Fortaleza (CE) realizou uma live em conjunto com as dioceses de Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá para motivar todo o povo de Deus no Ceará para a participação no processo de escuta. A assessoria foi do padre Marcus Barbosa Guimarães e esteve presente o bispo de Sobral e presidente do Regional, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.
Nordeste 5
No Regional Nordeste 5, a diocese de Grajaú reuniu mais de 100 pessoas na noite do dia 17 de junho para o lançamento do processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. O encontro virtual, pela plataforma Google Meet, contou com a presença de leigos e leigas, religiosas e religiosos, diáconos, seminaristas, sacerdotes, do bispo diocesano, dom Rubival Cabral Britto, pastorais, movimentos, Conselhos Missionários e pessoas de boa vontade, indivíduos e grupos, todo o povo de Deus da Igreja particular de Grajaú. Saiba mais.
Oeste 1
A diocese de Três Lagoas (MS) assumiu o processo da Assembleia Eclesial com a divulgação de informações e a criação de uma Comissão Representativa, que está atuando como suporte para que as Paróquia e as Comunidades possam participar ativamente do processo de escuta. De acordo com a diocese, a partir de encontros de aprofundamento do material oferecido pelo Celam, a Comissão adaptou os questionários/itinerários, o tutorial e a metodologia a uma linguagem inculturada à realidade da Igreja local, facilitando para que todos possam participar ativa e efetivamente desta Assembleia.
Leste 2
Em Minas Gerais, as arquidioceses de Uberaba e Pouso Alegre têm promovido espaços de formação e participação. A arquidiocese de Uberaba preparou três encontros para esta primeira quinzena de julho: no dias 6, 9 e 12, com transmissão pelas redes sociais. O arcebispo, dom Paulo Mendes Peixoto, gravou um vídeo convidando toda a arquidiocese a participar.
Também hoje será a live de formação na arquidiocese de Pouso Alegre (MG), com participação do arcebispo, dom Luís Majella Delgado. A comissão responsável ajudará os agentes a entenderem e participarem do itinerário da Assembleia.
Sul 1
No dia 7 de julho, o Regional Sul 1 promoverá uma formação on-line para a conscientização das lideranças no processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. A formação é direcionada aos coordenadores de pastoral das Igrejas Particulares que compõem o Regional e as lideranças dos diversos grupos pastorais, organismos, movimentos e leigos e leigas em geral. O encontro será assessorado pelo padre Marcus Barbosa.
Sul 4
Em Santa Catarina, foram promovidos dois espaços de estudo e articulação sobre a Assembleia Eclesial em nível regional. Também algumas dioceses já realizaram ações.
Ainda em maio, coordenadores diocesanos de pastoral, assessores de imprensa e agentes da Rede Cáritas de todas as dioceses do Regional Sul 4 da CNBB se encontraram para conhecer os objetivos gerais da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O encontro aconteceu de forma virtual e contou com a assessoria de dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR) e articulador da Assembleia junto aos regionais do Sul do país.
Já no início de junho, cerca de 120 pessoas participaram virtualmente do ‘Encontro Catarinense sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe’. Organizado pelo Regional Sul 4 da CNBB e pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, o evento contou com a assessoria do padre Agenor Brighenti, presbítero da Diocese de Tubarão (SC) e doutor em Ciências Teológicas e Religiosas.
Fonte: CNBB