Por Rosa M. Martins

REPAM-Brasil

Por ocasião da visita Ad Limina dos bispos do Regional Norte 1 e Noroeste da CNBB, – que acontece de 20 de junho a 02 de julho de 2022 -, o arcebispo de Manaus, AM, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e membro da diretoria da REPAM-Brasil, Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, entregou ao Papa Francisco o Documento Final do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal.

Em entrevista exclusiva à assessoria de Comunicação da REPAM-Brasil, na tarde desta terça, 21, dom Leonardo revelou o que disse ao Papa ao fazer a entrega. “Obrigado pela mensagem que o senhor enviou para o Encontro de Santarém. Aqui está o Documento que nós elaboramos durante o encontro e no qual tentamos inserir os elementos da ‘Querida Amazônia’, do Sínodo e, esperamos, assim, levar a diante a nossa evangelização na Amazônia”.

O Papa Francisco agradeceu o Documento e prometeu lê-lo e, segundo o arcebispo, os estimulou muito a continuar no caminho da evangelização. “Durante o tempo que estivemos com ele, várias vezes fez referência ao empenho das Igrejas particulares que estão na Amazônia.”, disse.

Dom Leonardo informou, ainda, que “o encontro com o Papa foi muito fraterno, aberto, direto. Ele nos incentivou a implementar o Sínodo e a Querida Amazônia.

Ao ser questionado sobre o que significou este momento com o Papa Francisco, Dom Leonardo foi preciso ao dizer que o serviço missionário pleno de compaixão, acolhida e esperança foi ratificado nesta reunião com o Sumo Pontífice. “Esse encontro, que aconteceu na esteira do Encontro de Santarém, nos confirma que estamos no caminho certo de tentarmos evangelizar, estarmos junto aos povos originários e ser um sinal de esperança, de samaritanidade e de misericórdia”, afirmou.

O arcebispo, disse, também, que “as palavras do Papa nos incentivaram muito, – inclusive, vale dizer, nos agradeceu por estarmos na Amazônia”.

Nas palavras do ‘Cardeal da Amazônia’, assim, carinhosamente denominado pela Igreja do Brasil, o encontro “foi um momento de satisfação, de alegria e nos deu muito animo” E concluiu com um desejo particular. “Que os frutos desse encontro com o Papa Francisco perdurem por muito tempo e, assim, nós, bispos, possamos continuar a animar as nossas comunidades que estão na Amazônia. E, levaremos daqui, para as nossas comunidades a benção apostólica do Santo Padre.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário