O presidente da REPAM, Cardeal Claudio Hummes, foi nomeado relator geral para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que será realizada no Vaticano, em outubro deste ano. A comunicação foi feita no último sábado, durante a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O tema do sínodo é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.
O Cardeal recebeu com alegria a nomeação do Papa Francisco e disse estar feliz em poder prestar esse serviço à Igreja num sínodo que poderá ser histórico. “Agradeço ao Papa a confiança e quero dar o melhor de mim nesse serviço”, completou Dom Cláudio.
Como presidente da REPAM, o Cardeal acompanhou o processo do Sínodo bem de perto, de forma especial as escutas sinodais. Para ele, esse envolvimento é fundamental no serviço da relatoria. “Eu fico muito feliz em poder prestar esse serviço porque a gente tem muito amor pela Amazônia e todo esse processo que a gente acompanhou, desde a convocação da parte do papa”, afirmou Dom Cláudio.
“Esse trabalho conjunto que nós estamos fazendo nos envolveu muito e nos deu muita alegria, sobretudo em poder escutar a população, em poder ouvir os sonhos da população, especialmente os indígenas. Ouvimos os seus temores do futuro, estão sendo muito ameaçados, ouvimos também pedidos de maior presença da Igreja junto com todas essas populações ameaçadas, o território também, a questão da ecologia”, destacou o Cardeal.
É papel do relator geral, segundo o Cardeal Cláudio Hummes, cuidar dos encaminhamentos das discussões realizadas na assembleia sinodal, juntamente com os secretários. Para esse serviço da secretaria foram nomeados o vigário apostólico de Porto Maldonado, no Peru, Dom David Martinez de Aguirre Guinea e o subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Monsenhor Michael Zcerny.