Notícia

Mais de 300 indígenas das etnias Ticuna, Kanamari, Kokama e Kambeba, se reuniram em Belém do Solimões, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, na 6ª Assembleia Geral de Cacicas e Caciques do Eware I, II e Tikuna Feijoal, em nome das 82 comunidades indígenas das três Terras Indígenas (TI) homologadas: Eware I, Eware II e Ticuna Feijoal, com um total de 25 mil habitantes. 

Durante a Assembleia, os indígenas debateram sobre a falta de peixes, aumento do lixo, consumo de álcool e drogas, saneamento básico e entre outros. Em outro momento, as lideranças dialogaram sobre as denúncias e reinvindicações, apresentadas no diálogo com juízes federais de Brasília, entre elas a organização para início do Centro Cultural de Formação do Eware (Edital Floresta + Amazônia) e o manejo de pirarucu e outros projetos de desenvolvimento na área da avicultura, agricultura e outros.   

Ao final da Assembleia, os indígenas decidiram que devem:  

  1. Continuar a lutar para superar o abandono dos povos indígenas no Alto Solimões acompanhando as denúncias que já entregamos pessoalmente aos juízes federais; 
  2. Contribuir economicamente com a ADACAIBS que entre suas atribuições é responsável pelo próprio movimento do Ajuri de Ecologia Indígena.  
  3. Preparar para 10º FIE – Festival Indígena de Cultura do Eware (26 a 30 de julho 2024) sobre Peixes e Reflorestamento, onde realizaremos cursos e oficinas de culinária, reciclagem, peixe e reflorestamento. 
  4. Renovar o pedido em nome de todas as nossas comunidades ao IDAM a fim de que abra um POLO Indígena do IDAM aqui na aldeia de Belém do Solimões atendendo assim de forma mais adequada e “próxima” as tantas comunidades do EWARE. 

Saiba mais AQUI 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário