No último sábado, 25 de maio, aconteceu, na comunidade Santa Luzia em Autazes, o Encontrão da Juventude da Forania São João. A atividade contou com a participação de 102 jovens das localidades, entre elas: Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Lago do Miguel, Área Pastoral Divino Espírito Santo – Urucurituba, e os grupos de jovens da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana.
Com o tema “Cristo nos chama e nos envia à missão”, o encontro teve como base na Exortação Apostólica Pós-Sinodal aos Jovens e a todo o Povo de Deus “Christus Vivit” e foi conduzida pelos assessores Diácono Roberto Gomes Taquita e o jovem Diogo Ribeiro da Pastoral da Juventude (PJ) de Manaus.
Durante o encontro, os assessores abordaram a importância de viver a fase da juventude e de buscar viver na confiança e no diálogo com os pais, além de refletirem sobre suicídio, ansiedade e depressão.
Diogo Ribeiro falou sobre “Juventude e grupos”, a partir da dinâmica do discipulado dos doze apóstolos, Jesus convoca, e chama cada um pessoalmente a uma experiência transformadora de amadurecimento da fé e ao discipulado missionário. Destacou também que o grupo de jovem é um espaço de formação do discípulo Jesus. A partir do texto João 4,10-26 sobre a Samaritana que teve um encontro transformador com Jesus, os jovens foram questionados sobre a relevância desse Evangelho para suas vidas em grupo. Foram enfatizadas algumas etapas importantes no processo grupal, como a convocação, nucleação, iniciação e missão, além das dimensões afetiva, social, espiritual e política.
*REPAM-Brasil com informações de Irmã Ana Lúcia da Diocese de Borba.