Na manhã desta sexta-feira (6), Boa Vista em Roraima deu início ao 3º encontro Interclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) do regional norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento que acontece na comunidade São Bento da Paróquia São Jerônimo reúne, até domingo (8), líderes religiosos, acadêmicos e cerca de 200 delegados das comunidades de Roraima e Amazonas.
Com o tema ‘CEBS: Igreja na Amazônia, casa do encontro da acolhida e da ministerialidade’, o encontro busca fortalecer as comunidades eclesiais da região e promover uma reflexão aprofundada sobre o da igreja na Amazônia.
Dentre as diversas palestras programadas é destacado do bispo auxiliar de Manaus Dom Zenildo Lima que abordará o tema ‘Casa do Encontro e da Acolhida’. E durante a abertura Dom Zenildo ressaltou a importância do encontro para a união e o fortalecimento das comunidades.
“Esses sentimentos que vem à tona ao fazer memória da nossa casa também vem à tona quando a gente faz memória das nossas comunidades, da saudade, este sentir-se bem, essa experiência de força, esta potencialidade, esse lugar de discernimento, esse lugar de escuta dos mais velhos, também nas nossas comunidades, essas sensações se reproduzem ou os sentimentos mudam um pouco”, disse Dom Zenildo.
Em uma entrevista na rádio Monte Roraima FM, o Frei Atílio da Ordem dos Frades Menores, explicou principais objetivos deste encontro eclesial. “Quando é comunidade eclesial o vínculo é a fé, onde o projeto é o do reino de Deus, é de segmento de Jesus. Por isso é Eclesial. Eclesial determina que é uma comunidade da igreja e que a base é a comunidade mais próxima, é a comunidade da periferia, a comunidade da vicinal, a comunidade aí da minha rua”, destacou o Frei.
Ele também contou sobre o impacto que o evento pode dar nas comunidades. “O que a gente espera é fortalecer esse jeito de ser igreja, de viver em comunidade. Roraima a gente vai pelas vicinais, pro interior a gente encontra comunidades bem fragilizadas. A sociedade hoje ela apela pro individualismo”, salientou Frei Atílio.
Além das palestras a programação inclui rodas de conversa, trabalhos em grupo e momentos de oração e celebração proporcionando um rico intercâmbio de experiências entre as Dioceses e Arquidioceses participantes. Este encontro é um espaço essencial para o fortalecimento espiritual e comunitário na região amazônica.
Por: Filipe Gustavo da Rádio Monte Roraima FM.