Entre os dias 4 a 8 de janeiro, 204 ticunas de 27 comunidades, que fazem parte do Vicariato Apostólico de Leticia (Colômbia) e da Diocese do Alto Solimões, se reuniram para participar do 2° Encontro Geral da Pastoral Ticuna.
A atividade, coordenado pelos Frades Menores Capuchinhos, as Missionárias da Imaculada e os Missionários de Guadalupe, aconteceu na paróquia São Francisco de Assis, comunidade de Belém do Solimões, dentro da Terra Indígena EWARE.
Ministros da palavra, catequistas, agentes do dízimo, jovens, coordenadores, missionários, caciques, tanto homens quanto mulheres, participaram da atividade. Foram realizados momentos de partilhas, escuta dos desafios das comunidades, atividades em grupos e formações com foco em quatro pilares: palavra, pão, caridade e ação missionária.
Durante o encontro, a língua e cultura ticuna foram valorizados por meio de instrumentos musicais indígenas, celebrações, terço e louvores. Os participantes também refletiram sobre o Sínodo 2021-2023 a partir do tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação, Missão!”.
No fim da atividade, as comunidades assumiram compromissos para o ano de 2022, entre eles, celebrar de forma inculturada aos domingos; fazer catequese e rezar o terço toda semana; cuidar melhor da natureza (ecologia); cuidar dos jovens formando grupos e lutando juntos contra o alcoolismo; continuar a preparar e enviar mais missionários/as ticuna para ajudar as comunidades e Paróquias mais enfraquecidas; rezar mais pelas vocações e organizar melhor a pastoral vocacional ticuna.
Clique AQUI e acesse os compromissos assumidos e o Calendário Pastoral 2022
O grupo também planejou e aprovou o calendário pastoral para 2022, que prevê a realização de formações bíblicas para os Ministérios e Sacramentos e encontros em prol da ecologia, da cultura e da luta contra os problemas juvenis (como o alcoolismo, a violência e o suicídio) educando para a feliz sobriedade.
Comunicação REPAM-Brasil com informações da Coordenação Ticuna