A sinodalidade é uma dinâmica muito presente na Igreja de Manaus. Depois de realizar a Assembleia Sinodal Arquidiocesana em 2022, nas Diretrizes para a Ação Evangelizadora de Igreja de Manaus, foram definidas algumas pistas de ação no caminho com a juventude, que tem por objetivo “construir junto com os jovens um caminho de aproximação e acompanhamento que contemple a escuta, a formação e o protagonismo juvenil”.
A primeira pista de ação foi realizar o Sínodo Diocesano com a Juventude, e junto com isso contemplar o Projeto de Vida e o acompanhamento vocacional no itinerário de Iniciação à Vida Cristã com os jovens; incentivar o protagonismo juvenil assegurando a participação dos jovens em todos os caminhos delineados na Assembleia Sinodal; e finalmente, incentivar os grupos de base como uma forma de organização do Setor Juventude.
As palavras norteadoras desse processo são encontrar, escutar, discernir, e cada uma delas é referência para cada uma das etapas em que está dividido o caminho sinodal, e o objetivo do Sínodo Arquidiocesano da Juventude é “Ajudar os jovens a encontrar o valor do Evangelho”.
Depois da primeira etapa, o encontrar, que buscou despertar o protagonismo juvenil, sensibilizar os jovens para que possam compreender o valor do processo sinodal e coletar sugestões nos muitos encontros realizados, o Sínodo Arquidiocesano de Manaus está vivenciando a etapa do escutar, iniciada na Festa de Pentecostes de 2024, a grande festa da Arquidiocese de Manaus, e vai até Pentecostes de 2025, que está ajudando os jovens a assumir o papel da liderança, elaborar a síntese do que foi escutado e elaborar um Instumentum Laboris para a assembleia sinodal.
Nesse caminho, os jovens receberam um impulso especial. O Papa Francisco enviou um vídeo, exibido no Dia Nacional da Juventude, com a presença de mais de 700 jovens, onde o Santo Padre diz que sabe “que vocês estão trabalhando no Sínodo”. Diante disso, Francisco disse aos jovens de Manaus: “vão em frente, façam bagunça, façam barulho, não tenham medo, se comprometam com a vida, com o trabalho”, se despedido com seu típico: “Rezo por vocês e vocês rezem por mim”, e enviando sua benção.
Um grande estímulo para continuar o caminho que deve levar à Assembleia Sinodal, prevista para julho de 2025.
Por: Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1
Reprodução: CNBB Norte1