Com o tema “Por uma ecologia integral: aspectos do bem viver e cuidado da casa comum”, teve início no último final de semana (8 e 9 de fevereiro) o primeiro módulo da segunda turma do curso Guardiões Ambientais Ribeirinhos. A formação é realizada no Furo do Chagas, comunidade ligada ao município de Afuá, no Pará.

O curso, que tem por objetivo orientar os moradores sobre o cuidado com a casa comum e o despertar para proteção ecológica, é uma parceria entre a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Instituto Educacional Amapá-Pará/IEAP, Universidades Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e Diocese de Macapá

Entre as atividades desse primeiro módulo de atividades destacam-se as místicas, trabalhos em grupo, depoimentos e troca de experiências. Os Guardiões formados na primeira turma, realizada em 2019, testemunharam sobre as mudanças ocorridas em suas vidas após terem sido formados pelo curso, dentre elas, o comportamento e o cuidado com o meio ambiente. “Unidos nós somos mais fortes do que sozinhos”, disse o jovem Maurício, que participa do curso pela primeira vez.

Participam do curso 57 jovens das comunidades das ilhas que ficam na fronteira entre os estados do Pará e Amapa. (Fronteira Pará/Amapá). Serão cinco encontros mensais, com atividades entre os múdlos, que encerram em julho, quando a turma recebe a certificação oferecida pela Unifap.

 

Com informações de Willian Valério/PASCOM Macapá/AP

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário