Entre os dias 17 e 18 de setembro aconteceu, na sede do Instituto Educacional Amapá Pará (Furo do Chagas, Município de Afuá/Pará, Brasil), o Módulo Mudanças Climáticas, que faz parte do Curso Guardiões Ambientais Ribeirinhos. O assessor do Módulo foi Diego Aguiar, coordenador de articulação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).
Por Por Diego Aguiar/Articulação REPAM
O módulo contou com a participação de 39 estudantes e uma equipe de apoio. Houve ainda a presença de alunos do curso de graduação de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) que vêm acompanhando o desenvolvimento dos módulos.
Segundo Aldenice Monteiro, uma das coordenadoras do Instituto, o curso tem como objetivo “aprofundar conhecimentos sobre temas socioambientais amazônicos fortalecendo nos jovens o compromisso com a defesa da vida, o bem viver e a justiça socioambiental despertando-os para o fortalecimento de ações e práticas ligadas à Ecologia Integral”.
No primeiro dia do módulo, os estudantes puderam compreender sobre o que são mudanças climáticas – quais as principais causas, consequências e impactos – e sobre como a forma como estamos tratando o planeta tem relação direta com essas profundas alterações. Realizou-se a exibição de um documentário que apresenta situações concretas das consequências das mudanças climáticas em algumas regiões do Brasil.
Mudanças Climáticas
Logo após aprofundou-se sobre a importância dos serviços ecossistêmicos da Amazônia e seu papel relevante como reguladora do clima no planeta. Ao final do dia, foram apresentados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU como proposta para a construção de um futuro melhor para as presentes e futuras gerações conectando soluções tanto a nível ambiental, como social, político e econômico.
Ao longo das exposições foram sendo realizados debates com os alunos, provocando-os a conectarem os conteúdos com a sua vida e ajudando-os a entender sobre como os impactos das mudanças climáticas são percebidas em seus territórios.
No segundo dia do módulo aprofundou-se dez ideias-chave da Carta Encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da Casa Comum. Os jovens sentiram-se muito motivados por meio da mensagem do Papa Francisco a promoverem uma Ecologia Integral, incentivando e disseminando a Conversão, Educação e Espiritualidade Ecológicas. Foram expondo suas opiniões a partir de cada ideia da Encíclica apontando uma ação pessoal e coletiva possível de ser realizada a partir dos conhecimentos adquiridos no módulo para o enfrentamento das mudanças climáticas e o cuidado e defesa da Amazônia.
Para Aldineia Monteiro, que integra a equipe coordenadora do curso, o Módulo foi importante pois apresentou aos alunos “o quanto as mudanças climáticas já são perceptíveis em suas realidades” e sobre “a importância da reflexão sobre o tema e a busca de soluções pessoais e coletivas para conter o avanço das mudanças, incentivando a uma sensibilização das famílias e comunidades aos quais os jovens estão inseridos”.
Núcleo Juventudes e Amazônia
O curso promovido pelo Instituto conta com o apoio do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), REPAM-Brasil e UNIFAP.
Esta atividade foi apoiada pelo Núcleo Juventudes e Amazônia da REPAM. O Núcleo tem como objetivo contribuir com a articulação dos jovens da Pan-Amazônia para os objetivos da REPAM, socializando conteúdos e experiências relacionadas com a Ecologia Integral. Uma das principais ações do Núcleo tem sido apoiar processos de formação que aproximem os jovens da Laudato Si’, do dinamismo da REPAM e ao aprofundamento das temáticas socioambientais amazônicas.