A ecóloga e cientista paraense Ima Célia Vieira, assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil, foi diplomada na noite desta quinta-feira (11) como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Biológicas. O nome da ecóloga foi aprovado em dezembro do ano passado em Assembleia virtual da ABC. 

O evento ocorreu na Escola Naval, na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro, e contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de Helena Nader, presidente da ABC, Ricardo Galvão, presidente do CNPq e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. 

Em seu discurso, em nome dos novos membros da ABC, Ima Vieira destacou a importância dos esforços para que a Amazônia seja uma prioridade em um amplo e profundo Plano Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico moldado por uma visão estratégica de futuro.  

“Esta imensa região é defendida por técnicos e estudiosos que fazem um verdadeiro e corajoso malabarismo entre estudos, projetos, parcerias, investimentos, para conseguir pesquisar, formar e elaborar documentos capazes de recomendar ações estratégicas para o desenvolvimento regional”, destacou a ecóloga.  

Ima defendeu o suporte, apoio, infraestrutura e incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento. Para ela, já é hora de ver a ciência brasileira como prioridade.  

Na ocasião, foi entregue o Prêmio Almirante Álvaro Alberto (PAAA) para a Ciência e Tecnologia, parceria da Marinha do Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o CNPq. Durante o evento foram entregues também os títulos de pesquisadores eméritos do CNPq e menções honrosas de agradecimento.  

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário