O II Encontro de Lideranças Indígenas de Marabá e Tucurui, região sudeste do Pará, ocorrido nos dias 27 a 30 de julho de 2018 na Aldeia Akrâtikatêjê – povos de Gavião da Montanha – reuniu os povos Aikewara Surui, Guarani, Parakanã, Xikrin, Canela, Guajajara e o Povo Gavião. A tenda amazônica alargou-se para acolher mais de 500 participantes dentre indígenas, estudantes, professores, visitantes e demais entidades defensores da causa indígena para celebrar o aniversário da Aldeia e realizar a escuta desses povos em vista do Sínodo para a Amazônia.
Para comemorar os nove anos da Aldeia foi realizada uma extensa programação de competições características do Povo Gavião: corrida de tora, corrida de varinha, natação, meia maratona, canoagem e jogo de flecha. O que se destaca nessas competições o seu caráter cooperativo, talvez esteja ai o verdadeiro sentido do esporte que é a gratuidade, o lúdico. Houve também apresentações das danças e tradições das etnias presentes, pintura corporal, exposição e venda de artesanato.
A presença do Conselho Missionário Indigenista/CIMI e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM possibilitou a escuta desses povos, que organizar o povo para responderem ao questionário do Sínodo para Amazônia. Foi a primeira escuta realizada em Marabá com os povos indígenas que contribuirá de forma efetiva na preparação para o Sínodo.