Dedicada à conscientização e à proteção do meio ambiente, a Campanha Junho Verde é fruto da mobilização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para incluir na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999) ações educativas em favor da conscientização para os cuidados com a saúde do planeta.
Este ano, durante o Junho Verde, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB motivaram a realização de diversas ações e atividades educativas no território amazônico dedicadas à conscientização sobre a importância da preservação dos biomas e do meio ambiente.
Durante todo o mês de junho, os comitês, grupos e pastorais das prelazias, dioceses e arquidioceses de toda a Amazônia Legal, onde a REPAM-Brasil possui atuação, realizaram ações. Confira na lista:
Mais de trinta organizações se reuniram no auditório da Casa Dom Luciano, no complexo do Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília-DF, para discutir as estratégias da Igreja do Brasil para a COP 30. O encontro, organizado pela Articulação da Igreja Rumo a COP 30, contou com a participação da especialista em Políticas Climáticas do Observatório do Clima, Stela Herschmann, que colaborou com as reflexões sobre a COP, a participação da sociedade civil e as articulações para a organização da COP 30, que ocorrerá em Belém-PA.
Regional Norte 1
No dia 5 de junho, diversas organizações, entre elas a REPAM e a Comissão de Ecologia Integral da Arquidiocese de Manaus, promoveram uma noite ecológica em alusão ao Dia do Meio Ambiente, com o tema “Povos originários e territorialidade amazônica” no Espaço Loyola, em Manaus.
No mesmo dia, as Pastorais Sociais da Arquidiocese de Manaus celebraram o Dia do Meio Ambiente durante sua assembleia, e fizeram memória dos 10 anos da REPAM, comemorado em setembro deste ano.
Entre os dias 7 e 9 de junho, ocorreu no Maromba, em Manaus (AM), o Seminário Regional das Pastorais Sociais, com o tema “Amizade Social e o Compromisso Sociopolítico da Fé na Construção do Bem Viver dos Povos”. A atividade contou com a participação de 50 representantes das Igrejas locais do Regional Norte 1 da CNBB.
A Prelazia de Itacotiara (AM) realizou, no dia 5 de junho, uma live em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade teve como tema “Acelerar a restauração da Terra, a resiliência à seca e o Progresso da desertificação” e contou com a participação de Dom Vicente Ferreira, bispo da Diocese de Livramento (BA) e presidente da Comissão Especial para Ecologia Integral da CNBB.
Regional Norte 2
No Regional Norte 2, que compreende o Pará e o Amapá, a diocese de Marabá (PA) realizou a Romaria dos Mártires da Floresta, entre os dias 31 de maio e 2 de junho.
Em Óbidos, as Pastorais Social e da Ecologia da Paróquia Santo Antônio de Alenquer (PA) realizaram, no dia 1º de junho, as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente. Uma das atividades foi o Círio Limpo 2024: menos plástico e mais consciência.
No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o Comitê Repam de Marabá realizou um encontro para apoiar as ações da Campanha Junho Verde. Na arquidiocese de Santarém (PA), ocorreu o I Seminário sobre o Meio Ambiente e Ecologia Integral, com o tema “Nossa Casa Comum: por uma Ecologia Integral”.
Também em Santarém (PA) ocorreu, no dia 8 de junho, a inauguração do espaço Laudato Si’, uma iniciativa da Arquidiocese de Santarém e da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Núcleo de Integração de Igualdade Étnico-Racial (Nierac) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O espaço fica localizado na Rodovia Santarém-Cuiabá, km 03, próximo ao Seminário São Pio X, e será um ambiente de valorização da natureza e de educação ambiental.
Na diocese de Castanhal, ocorreu de 20 a 23 de junho, o Encontro das Águas. O evento foi organizado pela Diocese de Castanhal, a REPAM-Brasil, a Comissão para a Amazônia e o Regional Norte 2 da CNBB.
No dia 24 de junho, a Diocese de Bragança (PA) implantou a Pastoral do Meio Ambiente. A pastoral, também conhecida como Pastoral Ecológica, tem como objetivo sensibilizar a comunidade e desenvolver ações em prol da defesa da vida no planeta, focando na justiça ambiental e na corresponsabilidade pela preservação dos biomas, biodiversidade e cuidado com todos os seres vivos.
O Comitê REPAM Marabá e a Diocese de Marabá realizaram no dia 5 de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Junho Verde, uma ação de conscientização com a população local, em Marabá (PA).
Regional Norte 3
Lideranças e representantes do Regional Norte 3 participaram, no dia 6 de junho, da Audiência Pública sobre Terras e Territórios no Auditório do Ministério Público Estadual em Palmas (TO).
O Regional Norte 3 também apoiou e participou do 6° Encontro Tocantinense de Agroecologia, realizado pela Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA), entre os dias 6 e 8 de junho, em Palmas (TO). O evento reuniu camponeses e camponesas, quebradeiras de coco babaçu, indígenas, quilombolas, povos tradicionais, defensores e defensoras de direitos humanos para discutir o fortalecimento da agroecologia do estado do Tocantins.
Regional Nordeste 5
Em São Luís, no Maranhão, ocorreu de 7 a 9 de junho, o Seminário Regional da XIV Romaria da Terra e das Águas. O evento foi organizado pelo Comitê de Articulação das Pastorais Sociais e pela REPAM Maranhão, com apoio da Comissão para a Amazônia.
Em preparação para a 14ª Romaria da Terra e das Águas do Regional Nordeste 5, aconteceram seminários nas dioceses de Balsas e Grajaú. Em Balsas, o seminário foir realizado em dois dias (15 e 16/06). Já na diocese de Grajaú, o seminário foi realizado apenas no sábado (15/06).
As atividades realizadas culminarão com a Romaria da Terra e das Águas, entre os dias 2 e 3 de agosto, na diocese de Viana (MA), com o tema “Territórios Livres das Cercas, dos Trilhos e do Agronegócio” e o lema “Vou plantá-los no seu chão de modo que nunca mais sejam arrancados de sua terra” (Am 9, 15). Saiba mais informações aqui.
Regional Oeste 2
No Oeste 2, a Diocese de Juína acolheu, entre os dias 15 e 16 de junho, o II Seminário da Ecologia Integral e do Meio Ambiente. A atividade reuniu trabalhadores rurais, assentados, profissionais envolvidos com a agricultura familiar, meio ambiente, indígenas e a pastoral da terra e da saúde para debater a importância da preservação ambiental.
A Pastoral da Ecologia da Diocese de Bacabal (MA) realizou uma caminhada no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Durante a atividade, os participantes mobilizaram uma campanha de coleta assinaturas para apoiar o Projeto de Iniciativa Popular que propõe a criação da Lei Estadual de Controle de Agrotóxicos.
Regional Noroeste
No dia 22 de junho, a Comunidade Santo Antônio, da Paróquia Santa Cruz, Diocese de Rio Branco. sediou o encontro do Grupo Ambiental Padre Paolino. O objetivo do encontro foi planejar ações para contribuir com a prevenção e proteção ambiental em meio à crise climática no Estado do Acre.
O Cimi da Prelazia de Lábrea (AM) realizou, com o apoio do Comitê REPAM Lábrea, no dia 18 de junho, uma audiência com lideranças indígenas e o juiz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jônatas Andrade, sobre direitos e políticas públicas na região.
Iniciativa
A campanha “Junho Verde” foi motivada pela CNBB, tendo como inspiração a encíclica Laudato Si’, publicada em 2015 pelo Papa Francisco. A apresentação da iniciativa à presidência da Comissão de Meio Ambiente do Senado aconteceu em maio de 2021, por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, então presidente da CNBB.
Estabelecida pela Lei 14.393/2022, a campanha “Junho Verde” altera a Política Nacional de Educação Ambiental e institui a celebração do mês temático como parte das atividades educativas na relação com o meio ambiente. O texto foi sancionado no dia 4 de julho.