A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Eclesial Pan-amazônica – REPAM-Brasil participou, entre os dias 5 e 7 de abril, em Belém-PA, do Levante Popular da Amazônia.
Participaram do encontro representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Movimento dos Trabalhadores rurais sem Terra (MST), do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), da Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA), do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), da Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educação (FASE), da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, do Movimento Camponês Popular (MCP), do Instituto Pe. Ezequiel Ramin (IPER), além de várias representações de associações quilombolas da região.
Daniel Carvalho, que acompanha a incidência política da CEA, e o padre José Boeing, do Eixo Direitos Humanos e da Campanha A Vida por um Fio da REPAM-Brasil, representaram a Rede na atividade.
Com o encontro, as organizações pretendem construir caminhos de ações coletivas capazes de proteger os territórios e os povos da floresta da ofensiva proveniente da expansão das fronteiras agrícolas do agronegócio e de programas governamentais que fragilizam a defesa ambiental.
O encontro contou com uma análise de conjuntura sociopolítica construída coletivamente. A partir das reflexões, os participantes dialogaram sobre possíveis formas de articular os movimentos presentes de modo a fazer um enfrentamento organizado às políticas que os agridem a Amazônia e seus povos.
Durante o encontro, o grupo também visitou a Associação Quilombola do Baixo-Caité Laranjituba e África, no município de Abaetetuba – PA, que às margens do rio Moju, coletam castanha e produzem açaí e pupunha, e o assentamento do MST Mártires de Abril, na região do Mosqueiro, município de Belém.
Daniel Carvalho fala sobre a importância da participação da REPAM-Brasil e da CEA no evento. “É uma oportunidade de fortalecer e organizar os comitês regionais da REPAM-Brasil e fomentar ações conjuntas da Campanha A Vida por um Fio em parceria com o Levante”, afirma.
“Esse é, sem dúvidas, um dos modos de atender aos apelos do Evangelho, atualizados na voz do Papa Francisco e da Igreja na Amazônia acerca do cuidado com a Casa Comum. Que o Espírito de Jesus irmane todos os esforços que se articulam em defesa da Criação e dos filhos e filhas de Deus”, destacou Daniel.
Iniciativa
A atividade foi organizada pela Associação Agroecológica Tijupá e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A proposta do encontro é criar uma rede para atuar em conjunto na defesa dos povos e da agroecologia.
*Comunicação REPAM-Brasil com informações de Padre Boeing e Daniel Carvalho