Notícia

Por Carol Lira com informações de Luis Miguel Modino 

Reduzir os impactos na natureza e gerar sustentabilidade. Esse é um dos objetivos da Marcenaria Indígena Sustentável em Belém do Solimões, que hoje representa uma importante expressão da atuação da Associação das Mulheres Indígenas (MAPANA).  

Criado em 2007, a partir dos esforços dos Frades Menores Capuchinhos e da Paroquia São Francisco de Assis, aos poucos, a iniciativa foi se renovando e descobrindo novas formas de trabalho. Uma delas levou à reforma da marcenaria, iniciada em janeiro de 2021 e entregue neste mês de setembro.  

Para o Frades Capuchinhos, o trabalho é fruto de muita luta e de uma caminhada junto ao povo e a juventude para “servir a vida pela, na evangelização e promoção humana”. 

A iniciativa já alcançou direta e indiretamente cerca de 25 mil indígenas das terras demarcadas Indígenas Eware I e Eware II, das etnias Ticuna, Kokama, Kanamari, Kambeba. 

Saiba mais sobre a iniciativa AQUI 

Acreditar e apoiar a MAPANA na gestão e reorganização mais sustentável desta iniciativa é também o foco do projeto, que conta com a colaboração do ICS – Instituto Clima e Sociedade (Rio de Janeiro), a AMAZON RELIEF (Canadá) e a MZF – FRANZISKANER HELFEN (Missionszentrale der Franziskaner e.V. – Alemanha). 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário