Por Janaina Souza
A ministra da Colômbia, Sussana Mohamed, durante coletiva de imprensa na última sexta-feira (1), fez um balanço do que foi a COP16, em Cali, Colômbia. A ministra destacou que está satisfeita quando se fala em números de participantes de toda parte do mundo, entre eles autoridades importantes para negociações financeiras.
“Estamos muito contentes com os desfechos. Essa tem sido uma COP histórica para biodiversidade. Colômbia conquistou os objetivos propostos. Um foi a COP da gente, 1 milhão de visitantes na zona verde e mais de 40 mil pessoas envolvidas nas atividades acadêmicas, sem contar com as agendas culturais. Foi uma COP muito bem-organizada, com visitas de chefes de estado, mais de 115 ministros e ministras e suas delegações” disse informando que está satisfeita com a coalizão da paz coma natureza que foi firmada durante a conferência, além da conquista dos afrodescendentes.
“A coalizão da paz com a natureza foi lançada, mas não só no papel porque sempre criticam que nessas conferências tudo fica no papel. Agora é um acordo social. Outro destaque é para os afrodescendentes, em pleito com o Brasil, eles foram reconhecidos no papel da conservação da biodiversidade, isso é um fato histórico”.
Essa é a primeira vez que povos afrodescendentes são citados no documento da organização. A decisão prevê ainda a criação de um órgão permanente subsidiário para tratar de assuntos relacionados aos povos indígenas e comunidades locais.
A COP16 evidencia na implementação do acordo firmado na COP15, conferência realizada em dezembro de 2022. Foram traçadas 23 metas do Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal que pretendem interromper e reverter a perda de biodiversidade global até 2030.
São elas proteger 30% das áreas terrestres e 30% dos oceanos até 2030;
Aumentar significativamente o financiamento para proteger e restaurar a natureza; reduzir o impacto de espécies invasoras; combater a poluição por agrotóxicos e plástico, muitas dessas metas terminaram sem acordo ou financiamentos.
Por Janaina Souza