22/05/2018 15:25
No final do ano 2017, foi publicado no Brasil, o livro “O ENCONTRO – NOHIMAYOU” (Paulinas Editoras, São Paulo), obra organizada pelo padre missionário e antropólogo, Corrado Dalmonego, e pelo jornalista Paolo Moiola. O lançamento na Universidade Federal de Roraima será hoje, dia 22, às 18h30 no auditório CCH. Participam da atividade, além do padre, Davi Kopenawa, liderança Xamã e presidente da Hutukara Associação Yanomami e Laurindo Lazzaretti.
Em suas 144 páginas, a publicação registra algumas memórias da Missão Catrimani onde, há mais de 50 anos, missionários e missionárias da Consolata e diversos leigos missionários, percorrem um trecho de história junto às comunidades Yanomami que habitam aquela região.
O título “O Encontro – Nohimayou” revela o conteúdo do livro. A expressão nohimayou em yanomae – um dos idiomas da família linguística Yanomami – significa “despertar amizade”. Esse termo retrata a atitude de aproximação dos missionários que – desde sua chegada – procuraram estabelecer relações de amizade (nohimai) com as comunidades indígenas que os acolheram.
O livro recolhe textos de autores e de teor diferentes: testemunhos de missionários e missionárias que, em distintas etapas, partilharam suas vidas na Missão; depoimentos de algumas lideranças Yanomami que refletem sobre o significado da convivência com os missionários; apreciações, por parte de estudiosos e pesquisadores, das características peculiares dessa presença missionária.
A obra se insere no projeto de recuperação da memória histórica do Instituto dos Missionários da Consolata, no Continente Americano, sendo a Missão do Catrimani uma das presenças que ajudam a Igreja aprofundar o conceito e a prática da evangelização.
A apresentação do livro é assinada pela presidente do Conselho Indigenista Missionário/Cimi, Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima entre 2005 e 2015, e atual arcebispo de Porto Velho/RO.