A 37ª Assembleia Geral Ordinária do CELAM elegeu nesta quarta-feira, dia 15 de maio, o Arcebispo de Trujillo – Peru, Monsenhor Miguel Cabrejos, novo presidente do organismo de comunhão eclesial para o quadriênio 2019-2023. Ele dará prosseguimento aos trabalhos antes presididos pelo Cardeal Rubén Salazar Goméz.
Monsenhor Miguel Cabrejos nasceu no dia 5 de julho de 1948 no distrito de Llama, na Província de Chota Cjamarca. Ele foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1974 e sagrado bispo em 7 de agosto de 1988. Cabrejos foi nomeado bispo castrense do Peru em 6 de fevereiro de 1996.
No dia 29 de julho de 1999, Monsenhor Miguel foi nomeado arcebispo metropolitano de Trujillo e empossado no dia 11 de setembro do mesmo ano. Ele presidiu diversos organismos da Conferência Episcopal Peruana. Em janeiro de 2006, foi eleito pelo colegiado de bispos presidente da Conferência Episcopal Peruana para um primeiro mandato 2006-2009, seguido de reeleição para um novo mandato até janeiro de 2012.
Cabe ao presidente do CELAM informar periodicamente sobre a caminhada do organismo às Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe e à Pontifícia Comissão para a América Latina. Ele também orienta, por meio da Secretaria Geral, as relações do CELAM com organismos internacionais católicos e com outros que tenham programas em benefício da América Latina e o Caribe, entre outras funções determinadas pelos estatutos.
Somam-se à equipe da diretoria, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, como primeiro vice-presidente do CELAM, e o arcebispo de Managua, Nicaragua, o Cardeal Leopoldo José Brenes, segundo vice-presidente do organismo. Eles também foram eleitos na tarde dessa quarta-feira. O CELAM é uma das organizações fundadoras da REPAM.
Com informações do CELAM.