Notícia

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (18) o padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos como bispo para a diocese de Barra do Garças, no Mato Grosso. Após a nomeação, o novo bispo enviou uma mensagem a Diocese de Berra do Garças (MT).

Leia a mensagem na íntegra:

São José dos Campos, 18 de outubro de 2023. Festa de São Lucas

Caro irmão Dom Protógenes José Luft, caros presbíteros, diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, cristãos leigos e leigas da Diocese de Barra do Garças – MT. Deus é Amor! (1 Jo 4,8).

Recebi com reverente temor a nomeação como 3o. Bispo Diocesano de Barra do Garças. A consciência das minhas fragilidades, fraquezas e limites faz aumentar, particularmente neste momento, minha confiança na Graça amorosa de Deus. Por isso, meu primeiro sentimento é de gratidão a Deus, que tendo me escolhido, a quase vinte anos, para o exercício do ministério presbiteral, hoje me chama a plenitude do sacramento da ordem, o episcopado. Quero registrar ao Santo Padre o Papa Francisco, que me confia a já amada e querida Diocese de Barra do Garças, também minha gratidão. Renovo incondicional fidelidade ao seu pontificado, bem como, de seus legítimos sucessores.

Louvo a Deus que permitiu durante minha vida ministerial conviver com muitos bispos valorosos. O exemplo deles, que opto por não nomear a fim de evitar injustiças, é inspirador. Contudo, não posso deixar de particularizar Dom José Valmor Cesar Teixeira, bispo de São José dos Campos, minha diocese de origem, e Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, que ainda padre me encaminhou para o seminário. À Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, na pessoa de Dom Jaime Spengler, presidente nacional, e Dom Vital Chitolina, presidente do regional oeste 2, meu compromisso de comunhão e colegialidade.

Palavra de destaque dirijo a Dom Protógenes, obrigado pelo serviço ao Reino prestado na Diocese de Barra do Garças. Empenharei todas as minhas forças para continuar com dignidade a história que o senhor, após Dom Antônio Sarto, vem ajudando a construir nessa Igreja Particular.

Quero que esta carta seja um abraço em cada diocesano e diocesana de Barra do Garças. O compromisso com a sinodalidade me impele a afirmar desde agora que, com os corações ardentes, fruto do Amor de Deus, e os pés a caminho, exigência da missão, buscarei exercer meu pastoreio em comunhão com todas as forças diocesanas. Uma saudação cordial, institucional e respeitosa às autoridades civis e militares, trabalhando em âmbitos diversos, com a legítima autonomia e saudável independência, servimos o mesmo povo na busca do bem comum. Saúdo também as demais lideranças religiosas em território diocesano. Com carinho e respeito, cumprimento ainda os Povos Tradicionais.

Concluo na esperança de em breve poder estar com cada um e cada uma, particularmente os presbíteros. Na ocasião, tenho certeza, iniciaremos uma frutuosa convivência. Desde já consagro meu ministério episcopal a intercessão de Nossa Senhora da Guia. Que ela, com amor maternal, oriente meus passos à frente da Diocese de Barra do Garças. Deus abençoe todos e todas, em epecial os enfermos, idosos e crianças. Contem com minhas orações pois eu conto com a de vocês.

Mons. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos – Bispo diocesano nomeado para Barra do Graças – MT

.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário