O padre Dário Bosi, assessor da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, avaliou a assembleia especial do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia. Para ele, “este sínodo oferece uma grande contribuição no mar da Igreja Católica, que se enriquece com as cores e os sabores da vida da Amazônia”.
Em áudio gravado após a conclusão das três semanas de intensas atividades, o padre comboniano conta que o Sínodo favoreceu o encontro de muitas experiências. Para ele, a Igreja responde com uma escuta profética ao drama da urgência socioambiental e climática encontrada na região amazônica.
Padre Dário acredita que aliança é uma palavra chave que surgiu das escutas. “O Sínodo responde ao desejo de aproximação à altura ao assumir com mais credibilidade e consciência a ecologia integral”.
Sobre o documento final, ressalta a conversão, presente como um fio vermelho no texto. À Igreja, o desafio e o exercício de reconhecer que quer mudar na conversão, no diálogo, na abertura de novos ministérios, como a “visão curta a respeito das mulheres que querem ser escutadas”.
Agora, o Sínodo chega à terceira etapa, que é a devolução às populações. “O Sínodo volta a iniciar, esperando a Exortação Apostólica do Papa Francisco e devolvendo às comunidades as intuições, pistas de ação, oportunidades de colaboração. Cristo continua apontando a Amazônia, voltemos para lá”.
Confira o áudio na íntegra: