Notícia

Nova Exortação Apostólica que atualiza questões concernentes ao cuidado da criação será divulgada no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis 

O Papa Francisco anunciou, ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (30), que a segunda parte da Laudato Si’ será publicada na forma de Exortação Apostólica em 4 de outubro, desta de São Francisco de Assis. A data escolhida também marca o fim do Tempo da Criação, que tem início em 1° de setembro.  

“Nessa data tenho a intenção de publicar uma Exortação, uma segunda Laudato si’. Unamo-nos aos nossos irmãos e irmãs cristãos no compromisso de salvaguardar a Criação como um dom sagrado do Criador”, afirmou o pontífice.  

Na segunda-feira (21), durante a visita de uma delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa, o Papa já havia informado que estava escrevendo uma segunda parta da Laudato Si’ para atualizar as questões.  

Durante a audiência, o Papa resumiu a Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, divulgada em maio. “É necessário permanecer ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática, esforçando-se para acabar com a guerra sem sentido contra nossa casa comum, que é uma guerra mundial terrível. Exorto todos vocês a trabalhar e rezar para que ela volte a transbordar de vida”, disse.  

Na Mensagem, Francisco propõs “transformar os nossos corações, os nossos estilos de vida e as políticas públicas que regem as nossas sociedades”. Falou novamente da conversão ecológica e da necessidade de não considerar mais a criação como um objeto a ser explorado, mas uma realidade a ser preservada “como um dom sagrado do Criador”. 

Neste mesmo texto da mensagem, o Santo Padre insistiu na necessidade de “transformar as políticas públicas que regem as nossas sociedades e moldam a vida dos jovens de hoje e de amanhã.”. Ele sublinhou ainda a importância da sinodalidade e espera “neste Tempo da Criação, como seguidores de Cristo no nosso caminho sinodal comum, vivamos, trabalhemos e rezemos para que a nossa casa comum seja novamente repleta de vida”. 

*Comunicação REPAM-Brasil, com informações do Vatican News 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário