Os membros da Presidência e os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encerraram, nesta quinta-feira (9), sua visita à Santa Sé, em Roma. A agenda, iniciada na quinta-feira (2), faz parte da tradicional visita anual ao Pontífice e aos Dicastérios que integram a Cúria Romana, após a vivência da Assembleia Geral da CNBB.
Na viagem ao Vaticano, os membros da Presidência e os clérigos e religiosos que atuam no serviço de assessoria às Comissões e ao Secretariado Geral da CNBB visitaram os Dicastérios da Cúria Romana e vivenciaram seu retiro anual.
O retiro espiritual ocorreu em Assis, na Itália, e foi conduzido pelo padre Geraldo Hackmann, da arquidiocese de Porto Alegre, teólogo e prefeito de estudos do Colégio Pio Brasileiro. Com o tema “sentir a Igreja”, o retiro teve como texto bíblico referencial Jo 21,15-19 e diversas reflexões da teologia e do magistério da Igreja, especialmente a Carta Encíclica Ecclesiam Suam, de 1964, escrita por São Paulo VI.
O encontro com o Papa Francisco ocorreu nesta quinta-feira (9). Na oportunidade, o grupo agradeceu ao pontífice por sua dedicação à Igreja no mundo todo e, especialmente, ao povo brasileiro, a quem se refere sempre com muito afeto. Após a audiência, os membros da Presidência e assessores cumprimentaram o Papa Francisco.
Homenagem
Na ocasião, a secretária executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e assessora da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB, Irmã Maria Irene Lopes, entregou um presente ao pontífice, um quadro com uma imagem do Papa Francisco e o Cardeal Cláudio Hummes. A imagem é um desenho desenvolvido pelo artista Aurélio Fred, a partir de uma foto cedida pelo Vatican News.
Arcebispo emérito de São Paulo, o Cardeal Cláudio Hummes faleceu aos 87 anos no dia 4 de julho de 2021. Defensor do meio ambiente, da Amazônia e dos povos indígenas, o cardeal era bastante próximo do Papa Francisco.
Dom Cláudio: um legado que continuará dando frutos de vida na Amazônia
Missa no Túmulo de São Pedro
Uma celebração da Eucaristia no Sepulcro de São Pedro marcou o último dia da visita à Santa Sé. A missa foi presidida pelo arcebispo de Cuiabá (MT) e segundo vice-presidente da CNBB, Dom Mário Antônio da Silva.
Comunicação REPAM-Brasil com informações da CNBB*