A carta anima a comissão ao compromisso com a justiça socioambiental e a integridade da criação
A carta enviada a dom Vicente Ferreira, bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma resposta à mensagem enviada ao Papa Francisco em novembro de 2023. Na época, a comissão manifestou saudação pela Exortação Apostólica Laudate Deum, lançada em outubro daquele ano e aos temas sobre a Cop28 do qual o pontífice mobilizou a igreja sobre a pauta climática. A carta resposta à CEEM no mês de junho, foi enviada pelo seu representante, o Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, o arcebispo Edgar Peña Parra.
A carta enviada ao Papa Francisco em novembro do ano passado, destacou a temática da transição energética e em especial as realidades enfrentadas pelas comunidades e territórios atingidos pela mineração no Brasil e na América latina.
Na Cop28 realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Papa Francisco assinou declaração que destaca a urgência climática.
Na carta resposta à Comissão Episcopal para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM-CNBB), destaca o compromisso da comissão com a justiça socioambiental e a integridade da criação, sobretudo em sintonia com a encíclica Laudato Si`. “O Santo Padre Partilha das preocupações manifestadas e reforça a importância de abordar as raízes dos problemas socioambientais, evitando soluções que perpetuam a exploração desenfreada dos recursos naturais (cf. Laudato Si`, nº 109)”. Cita um trecho da carta.