Nos dias 14 e 15 de setembro a Prelazia de Itacoatiara promoveu um estudo sobre o Documento de Trabalho do Sínodo para a Amazônia. Agentes de pastorais das diversas paróquias da região participaram da atividade que foi assessorada pela religiosa Ir. Roselei Bertoldo, que faz parte da Comitê de Manaus da Rede Eclesial Pan- Amazônica/REPAM.

Ir. Rose enfatizou a importância do estudo do Instrumentun Laboris para uma melhor compreensão do que será discutido pelos bispos na assembleia sinodal em outubro em Roma. O encontro foi realizado de forma orante, formativa e participativa. Participaram da formação 71 pessoas, sendo 58 leigos e leigas de diversas paróquias, 03 padres, 05 seminaristas, 04 religiosas e presença integral do bispo da Prelazia de Itacoatiara, Dom José Ionilton, que reafirmou a importância dos leigos e leigas acompanhando esse processo.

Durante o encontro, grupos foram formados para garantir que pudessem enviar propostas de assuntos que provavelmente possam ser abordados no Sínodo. Temas como agroecologia, agricultura familiar, migração e inculturação foram bastante debatidos durante o encontro. Ao final, o grupo se comprometeu com a defesa da Amazônia, a cuidar dos territórios, a caminhar junto aos povos amazônicos e a respeitar as diferentes culturas.

De acordo com a assessora do encontro, à medida em que os participantes aprofundavam no estudo eles iam se encontrando no texto, nas vozes que foram colhidas no processo de escuta sinodal. “As pessoas iam se encontrando, se reconhecendo no Documento e isso foi uma riqueza muito grande do encontro”, destacou Ir. Rose ao final do estudo.

Com informações de Jeaninne Tenório

Fotos: Prelazia de Itacoatiara

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário