Neste sábado (26), das 8h às 16h, acontece o primeiro Encontro de Formação de Lideranças para Mulheres Indígenas e Ribeirinhas da Prelazia de Lábrea, Amazonas. A iniciativa pretende fortalecer o protagonismo feminino dentro do acordo de pesca e refletir sobre a importância do cuidado da Casa Comum.
O evento reunirá lideranças femininas das comunidades do Catolé, Caiciã, São Francisco, Camaruã e Foz de Tapauá, indígenas e ribeirinhas da região que, juntas, discutem o empoderamento da mulher amazônica.
Padre Eder Carvalho Assunção, pároco da Paróquia São Sebastião e São Francisco, explica que o encontro é fruto do projeto “Acordo de Pesca da Foz de Tapauá”, apoiado pela Rede Eclesial Pan-amazônica – REPAM-Brasil.
Além das atividades de monitoramento e de construção de políticas públicas para a região, o projeto prevê a realização de encontros de formação e oficinas de capacitação para as lideranças locais.
Com uma proposta ecumênica, a formação será conduzida pela Irmã Dorinha, gestora da escola da comunidade, e pela Irmã Merinalva, com o apoio das mulheres da comunidade de Foz de Tapauá.
Dona Brice, presidente do Acordo de Pesca da Foz do Rio Tapauá, agradeceu o apoio da REPAM-Brasil e disse que toda a comunidade está mobilizada se preparando para o encontro das mulheres indígenas e ribeirinhas.
Comunicação REPAM-Brasil