Notícia

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu na tarde desta quinta-feira, 22, uma celebração eucarística por ocasião da Campanha Junho Verde, na paróquia Santo Antônio, em Brasília (DF).  

Na homilia, Dom Jaime chamou atenção para os clamores da terra afirmando que “a Mãe Terra está incomodada, a Casa Comum está sofrendo e que ela está suplicando cuidado. Ela está necessitando de cuidado. Ela precisa de cura”.  

“Estamos nas comemorações do mês do Junho Verde. Uma iniciativa também da Igreja, que alcançou repercussão em vários ambientes da sociedade, certamente o nosso Brasil traz consigo a marca do verde. A nossa terra é abençoada. A nossa terra tem uma riqueza extraordinária. E o mundo olha para o Brasil e para a Amazônia com expectativa, mas também com preocupação”, destacou Dom Jaime.  

O presidente da CNBB, ao recordar as preocupações do Papa Francisco, expressas na encíclica Laudato Si’, falou da importância da ação das forças políticas diante desta realidade e destacou três questões em torno do debate: geração de lixo no mundo, ética e a educação ambiental. 

“Somos uma parte de uma imensa vida. Nele vivemos, nele nos movemos e nesta vida existimos. O junho é o mês da celebração, mas os doze meses são verdes, precisam ser verdes. Afinal, tudo está interligado. E nós mesmos somos parte de uma imensidão. Uma imensa vida, da qual somos, nos movemos e existimos. Que através das nossas unidades de ensino nós passamos colaborar para que muitos outros se sintam parte de uma imensa vida e, por isso, a necessidade de cuidar, não só das florestas, mas dos subsolos, águas, árvores e animais, de tudo que existe”, finalizou.  

Confira a celebração  

Ao final da missa, a secretária executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes, agradeceu o momento e a presença de Dom Jaime na celebração. Representantes da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e de instituições de ensino católicas também marcaram presença na celebração.  

Junho Verde  

De iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha Junho Verde, estabelecida pela Lei 14.393/2022, enfatiza o compromisso pela conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, bem como o controle da poluição e da degradação dos bens naturais. 

Para dom Jaime Spengler, o Junho Verde envolve a todos aqueles que desejam e que se sentem realmente convocados a participar do processo de cuidado com tudo aquilo que envolve o meio ambiente. “Tudo está interligado e, assim, todos são convocados a cooperar para deixar o mundo, a realidade um pouco melhor para as futuras gerações, envolvermo-nos com as ações e o Cuidado com a Casa Comum”, ressaltou.  

Campanha Laudato Si’  

As ações fazem parte da Campanha Laudato Si’, lançada em março, para difundir o documentário “A Carta” como uma estratégia para a sensibilização e a mobilização do universo religioso para as questões intrínsecas à Carta Encíclica Laudato Si’, que chama atenção para o cuidado da ‘Casa Comum’. A campanha já realizou a Semana Laudato Si’, segue com a Junho Verde e, em seguida, animará o Tempo Ecumênico da Criação. A ação é promovida pela CNBB, REPAM-Brasil, Movimento Laudato Si’ e contou com parceria com diversas organizações. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário