Notícia

O Papa Francisco publicou no 13 de junho deste ano, a sua Mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado em 2023, no 33º domingo do Tempo Comum, dia 19 de novembro. Na mensagem, cuja inspiração assumida é extraída do capítulo 4, 7 de Tobite éNunca afastes de algum pobre o teu olhar“, o Papa afirma que a recomendação bíblica ajuda a compreender a essência do testemunho católico/cristão. “Deter-se no Livro de Tobite, um texto pouco conhecido do Antigo Testamento, eloquente e cheio de sabedoria, permitir-nos-á penetrar melhor no conteúdo que o autor sagrado deseja transmitir”, afirma o texto.

O bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotranformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom José Valdeci Santos Mendes, comentou a mensagem a partir da provocação de duas perguntas: Na avaliação do senhor, como a Igreja no Brasil está acolhendo os pobres e pensando ações para a promoção de sua dignidade? «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7). Esta recomendação da mensagem do Papa exige o que da Igreja no Brasil na organização de sua pastoral e vida comunitária?

De acordo com o presidente da Comissão Sociotransformadora, a Igreja no Brasil, ao longo de sua história, tem vivenciado um compromisso muito profundo junto aos pobres. O bispo destaca, como expressão deste compromisso, o trabalho junto ao povo em situação de rua realizado pela Pastoral do Povo de Rua, mas também tantas outras iniciativas pastorais e movimentos da Igreja, como as Campanhas da Fraternidade e o Fundo Nacional de Solidariedade, que se dedicam ao cuidado com os pobres.

“São muitos gestos de caridade que acontecem como caridade imediata. O Fundo Nacional de Solidariedade é uma prova disto. Por meio dele, milhares de crianças, jovens, idosos, comunidades carentes, comunidades tradicionais e povos indígenas têm sido ajudados”, disse.

Compromisso com a justiça e defesa da vida

O prelado vê também o empenho no compromisso de uma caridade sociotransformadora que desperta lideranças da Igreja para um compromisso na promoção do direito e da justiça e no empenho na defesa da vida. “No meu modo de ver, observo muitos sinais de caridade já presentes na nossa caminhada de Igreja. Mas ainda sinto que é possível realizar bem mais ações em favor dos nossos irmãos e irmãs”, afirmou.

Para dom José Valdeci, o Papa Francisco motiva a Igreja, com a mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres, para um olhar muito atento de todas realidades que nos circundam, para não afastar o olhar do pobre. “A mensagem nos leva a uma atitude de estarmos atentos e atentas para não deixar ninguém à margem do caminho. É um apelo ao compromisso com a vida e a dignidade dos nossos irmãos e irmãs”, disse.

O presidente afirma que na mensagem, o Santo Padre motiva a Igreja para a missão de Jesus junto aos pobres e marginalizados(as). “É uma interpelação, uma motivação para a vivência da caridade imediata, promocional e sociotransformadora. Por isso, ao realizarmos a Jornada Mundial dos Pobres com a motivação “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar “(Tb 4,7), que consigamos despertar, em toda nossa Igreja do Brasil, o olhar misericordioso de Jesus para o cuidado dos pobres e marginalizados”, conclamou.

Confira a íntegra da mensagem:
Mensagem do Santo Padre Francisco para o VII Dia Mundial dos Pobres

Fonte: CNBB

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário