As experiências e trajetória de pioneiros da educação amapaense é tema do livro “Educação na Amazônia Setentrional”, que será lançado neste domingo (15), às 16h, em uma live no canal do YouTube Amapá nas Entrelinhas. A obra está disponível, nas versões impressa e digital, no site da Editora CRV 

Lançado pelos professores Adalberto Ribeiro e Benedito Alcântara, que também é membro do Comitê REPAM de Macapá (AP), o livro traz parte das trajetórias vivenciadas por mulheres e homens pioneiros da educação no estado do Amapá. A partir dos relatos, os autores contextualizaram a história da educação na Amazônia e fizeram um resgate e reflexão do sistema educacional do Amapá.  

Benedito Alcântara conta que o projeto começou em 2017 e que possui uma grande expectativa de que a obra contribua com as reflexões sobre o tema. “Espero que a publicação do livro provoque toda uma reflexão primeiramente na educação, em questão de origem e perfil do nosso sistema educacional e como podemos aproveitar essas heranças nos dias de hoje”, destaca o professor.  

Sobre os autores  

Adalberto Carvalho Ribeiro é professor e pesquisador doutor na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Trabalha com Sociologia da Educação e coordena o GT 14 da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED – Sociologia da Educação. É autor de livros e artigos no campo da educação e professor permanente do quadro do Programa de Mestrado em Educação (PPGED) da Unifap. 

Benedito de Queiroz Alcântara é professor mestre, quadro federal, atuando na Rede Estadual de Ensino. Possui uma trajetória pautada nas causas sociais e na pesquisa sobre a Amazônia. Faz parte da coordenação do Projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos e é membro do Comitê REPAM de Macapá e do Eixo Justiça Socioambiental e Bem Viver da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil.  

Comunicação REPAM-Brasil 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário