Notícia

Teve início nesta quinta-feira (26) a XIV Assembleia Geral da Prelazia de Lábrea (AM). O encontro que se estende até o dia 29/01, tem como objetivo refletir e discernir diretrizes e ações pastorais para os próximos anos, tendo como fundamento os temas: Sínodo da Amazônia; Iniciação a Vida Cristã e Sinodalidade.  

Com o tema “Purus: Vida e Missão na Querida Amazônia” e lema “Em todo lugar por onde passar a torrente, os seres vivos que a povoam terão vida” (Ezequiel, 47, 9a), a assembleia reúne quase 90 assembleistas, entre padres, religiosos e religiosas, coordenadores de comunidades, articuladores, indígenas, ribeirinhos e instituições parceiras.  

Os delegados da assembleia estão organizados em 6 grupos de trabalho: Clero; Vida Consagrada; Indígenas, Ribeirinhos, Conselhor Indigenista Missionário (Cimi) e Comissão Pastoral da Terra (CPT); Coordenadores Comunidades Urbanas; Articuladores dos esteios do Pão e da Palavra; e Articuladores dos esteios da Missão e da Caridade. 

Ontem (26), o bispo da Prelazia de Lábrea, Dom Santiago Sánchez, abriu o encontro, convidando todos e todas a vivenciar a realidade com uma visão realmente sinodal em cada pastoral, paróquia e comunidade. Após a abertura, o bispo conduziu a primeira palestra programática com um breve histórico da assembleia anterior e dos documentos de trabalho propostos.  

Acompanhe no vídeo a abertura da XIV Assembleia Geral da Prelazia de Lábrea:  

No primeiro dia de debate, os participantes refletiram sobre o tema Amazônia. As reflexões foram conduzidas pelo arcebispo de Manaus, Cardel Leonardo Ulrich Steiner. Já na sexta-feira (27), o grupo refletirá sobre a Iniciação a Vida Cristã.  

Dom Santiago destacou a participação das comunidades. “A participação de indígenas e ribeirinhos está sendo muito participativa. É uma assembleia muito rica, temos muito a tratar, mas temos também uma riqueza para trabalhar e seguir caminhando”, ressaltou. 

Caminhada Missionária 

A Prelazia propôs uma caminhada em preparação a Assembleia, que incluiu consultas as comunidades e encontros.  

A Prelazia  

A Prelazia de Lábrea possui mais de 220.000 quilômetros quadrados, mais de 100 mil habitantes, cinco paróquias e mais de 100 comunidades ribeirinhas e indígenas.  

*REPAM-Brasil com informações da Prelazia de Lábrea.  

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário