Notícia

Missionários e missionárias de diversas regiões do país estão, desde a segunda-feira, 6 de maio, reunidos na Formação Missionária com enfoque na Amazônia. O encontro acontece em Brasília (DF), no Centro Cultural Missionário (CCM), e segue até sexta-feira (10).  

Na manhã desta quinta-feira (9), os participantes refletiram sobre a organização da Igreja na Amazônia e a realidade amazônica. Abrindo o diálogo, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus e vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), Dom Zenildo Lima, falou sobre o organismo criado em 2021 com o objetivo de promover a ação pastoral e evangelizadora da Igreja na região amazônica.  

A assessoria da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Irmã Maria Irene Lopes, apresentou a Comissão, destacando sua identidade, missão, princípios e atuação. Antes dela, Dom Raimundo Possidônio (Dom Cid), bispo coadjutor da Diocese de Bragança (PA), apresentou a linha do tempo da Igreja na Amazônia. 

Os colaboradores da secretaria executiva da REPAM-Brasil apresentaram a Rede, que este ano completa 10 anos de atuação na Amazônia. Durante a apresentação, os colaboradores destacaram a missão, visão, atuação e equipe, além das principais ações e atividades da Rede. Conheça mais sobre a REPAM-Brasil AQUI

Padre Jânison de Sá Santos, subsecretário pastoral da CNBB, concluiu as discussões da manhã com uma apresentação da Conferência. À tarde, as reflexões serão retomadas com apresentações do CCM, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Pontifícias Obras Missionárias (POM).  

O curso   

A formação tem como objetivo preparar e aprofundar o conhecimento e a reflexão que se tornam em ação no chão da Amazônia, além contribuir com a orientação, discernimento e ação dos participantes para que tenham cada vez mais clareza do caminho a ser percorrido diante das realidades sociocultural, econômica e eclesial.  

A iniciativa é fruto da parceria entre o CCM, a Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).   

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário