Participantes do Seminário em São Félix do Xingu

A paróquia de São Félix do Xingu (PA) iniciou sua preparação para contribuir com o Sínodo da Amazônia. No último final de semana,  foi realizado o Seminário sobre a encíclica Laudato Si’ e de escuta para o Sínodo Extraordinário sobre a Pan-Amazônia, marcado para outubro de 2019. Foram cerca de 70 participantes no encontro. Na ocasião, foi eleito um comitê para sistematizar a colaboração neste processo sinodal.

Estiveram representadas as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), pastorais, movimentos eclesiais e povos indígenas Kayapó que atuam na região do Alto Xingu. O seminário seguiu a metodologia VER, DISCERNIR e AGIR, conforme a própria Laudato Si’ e o Documento Preparatório do Sínodo para Amazônia, cujo tema é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Daniel Seidel, assessor da REPAM-Brasil, auxiliou o encontro, destacando a Ecologia Integral como eixo articulador da reflexão para sistematizar as respostas dos questionários do Documento Preparatório para o Sínodo em suas três partes (“Identidades e clamores da Pan-Amazônia”, “Para uma conversão pastoral e ecológica” e “Novos caminhos para uma Igreja com rosto amazônico).

Ao final do seminário foi eleito o Comitê da REPAM de São Félix do Xingu (SFX), que marcou sua primeira reunião para 02 de outubro. Acompanhado pelo padre xaveriano Amadeu, o grupo sistematizará as respostas recebidas e refletidas durante o Seminário para enviar ao Centro Pastoral, em Altamira (PA).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário