O regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou na última segunda-feira, 24 de setembro, sua 46ª Assembleia. Com o tema “Causas comuns: meio ambiente, a causa indígena e migração forçada e tráfico de pessoas”, o encontro reúne cerca de cem pessoas, em Manaus, e será concluído nesta quinta-feira, dia 27.

Bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, as coordenações das pastorais e organismos, religiosos e religiosas, leigos e leigas de dioceses do Amazonas e de Roraima participam da assembleia regional. São promovidos momentos de partilha sobre a caminhada nas dioceses, formações e aprofundamentos sobre os temas da assembleia.

“Estamos tratando das temáticas: indígenas, tráfico de pessoas e meio ambiente, na perspectiva do sínodo para a Amazônia. Mais de cem pessoas participam: os bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, as coordenações das pastorais e organismos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, entre os quais 20 indígenas de várias etnias”, conta o secretário executivo do regional Norte 1, diácono Francisco Andrade.

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) também participa da assembleia, representada por agentes de Pastoral e pela secretária da rede, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, que ressalta que, dentre tantas atividades que estão acontecendo sobre o Sínodo para a Amazônia, em toda a região Pan-Amazônica, a assembleia também contempla a temática da preparação sijodal. “Estou participando como convidada, também para partilharmos um pouco como está o processo do Sínodo em toda a região pan-amazônica. Também aproveito para fazer outras reuniões com equipes ali presentes”, informa.

A assembleia também trata da iniciação à vida cristã com encaminhamentos para o Seminário Regional e comunicados da 4ª Semana Brasileira de Catequese. Outros assuntos da pauta são a Jornada Mundial da Juventude; o Congresso Missionário Americano, realizado em julho; a situação da migração em Roraima; e Seminário das Pastorais Sociais.

Está em preparação uma mensagem dos bispos em vista das eleições, que será divulgada nesta quinta-feira.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário