Está disponível para download em PDF a Cartilha de Orientação Política 2024
“A esperança não decepciona” (Rm 5,5)
Produzida pelo Regional Sul 2 da CNBB, Cartilha de Orientação Política 2024 tem por objetivo contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo eleitoral. A cartilha visa orientar politicamente os cidadãos, oferecendo indicações sobre o universo da política, segundo os princípios e valores da Igreja Católica, que é apartidária, ou seja, não possui e nem apoia partidos políticos e candidaturas.
Em 2024, o tema central da cartilha é a ESPERANÇA, inspirada na proposta do Papa Francisco para o Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”. A esperança permeia todo o conteúdo da cartilha, apresentando a política de uma forma positiva e necessária para prover o bem comum. O subsídio é destinado a eleitores e candidatos, a grupos, comunidades e meios de comunicação.
Apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)
No último dia 20 de agosto, o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinki, realizou uma visita ao presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, juntamente com o servidor Rogério Carlos Born, que foi um dos colaboradores na produção da Cartilha. Eles dialogaram sobre o alinhamento entre as instituições para a divulgação da Cartilha e sobre a divulgação de uma iniciativa do TRE-PR chamada Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas, que prevê medidas de prevenção e combate à desinformação, ao discurso de ódio e às fraudes nas cotas de gênero. Várias dioceses do Paraná já aderiram ao Pacto. CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROJETO.
Podcasts: A POLÍTICA MELHOR
Com o objetivo de aprofundar os temas da Cartilha, desde o dia 10 de julho, estão sendo publicados podcasts de entrevistas com especialistas. A série de podcasts, que leva o nome “A política melhor”, é conduzida pela jornalista e do Regional Sul 2 da CNBB, Karina de Carvalho Nadal, e pelo jornalista e radialista, membro da coordenação do setor rádio da Signis Brasil, Jorge Teles.
São 12 episódios, publicados semanalmente às quartas-feiras, até o dia 25/09, nos quais são convidados especialistas e peritos para abordar os temas da cartilha. CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR.
Orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
No dia 16 de agosto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da sua Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), divulgou um documento no qual apresenta quatro pontos sobre a atuação da Conferência e das Igrejas Particulares (Arquidioceses e Dioceses) no contexto eleitoral.
O documento está estruturado em quatro pontos: a recomendação sobre a atuação de padres e bispos; a candidatura de membros do clero; o debate político dentro das Igrejas Católicas; e o pedido de votos nas celebrações e sobre o apoio de padres e bispos a candidatos. Baixe o arquivo completo aqui.
Por: Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2
Reprodução: CNBB Sul 2