Notícia

A Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM), a Assembleia Mundial pela Amazônia (AMA) e o Fórum Social Panamazônico (FOSPA) divulgaram, nesta quarta-feira (1/03), uma carta aos presidentes da Amazônia, onde parabenizam a iniciativa de realizar uma Cúpula de Presidentes da Amazônia e chamam atenção para as mudanças climáticas.  

Na carta, as organizações afirmam que “a Amazônia é um santuário sagrado em disputa, berço de antigas civilizações e sabedorias ancestrais, onde se contrasta uma cultura extrativista com práticas ancestrais e inovadoras e harmoniosas de equilíbrio e cuidado de tudo o que existe” e denunciam o “avanço descontrolado da pecuária e das plantações de soja”.  

Clique AQUI e leia na íntegra 

Amazônia, 15 de maio de 2023

Senhores Presidentes da Amazônia

Ref: Cúpula de Presidentes da Amazônia

Por meio desta, desejamos apresentar aos senhores os seguintes documentos de propostas para a Cúpula de Presidentes da Amazônia, os quais são fruto de um processo de discussão que durou vários meses, entre o Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Assembleia Mundial pela Amazônia (AMA), e várias organizações indígenas da bacia amazônica e instituições da sociedade civil.

Nossas propostas buscam contribuir com o processo de elaboração dos documentos que resultarão da Cúpula de Presidentes da Amazônia, objetivando impedir a chegada ao ponto de não retorno na Amazônia, na esperança de que se firmem compromissos claros e desenvolvidos sobre as temáticas que propomos.

Cada um dos documentos que apresentamos contém uma primeira parte com um demonstrativo da situação, baseado em dados científicos e objetivos. Em uma segunda parte, contemplam-se a normativa e os mecanismos já acordados em nível internacional, e entre os países da região, para que sejam efetivados plenamente e se apresentem como pontos de partida para as decisões a serem adotadas. Em terceiro lugar, apresentamos nossas propostas concretas, advindas das experiências e reflexões na Amazônia.

Na expectativa de que o processo em direção à Cúpula dos Presidentes da Amazônia não siga o mesmo caminho percorrido pela reunião de presidentes da Amazônia realizado em Letícia no ano de 2019, onde não houve a participação da sociedade civil, estamos à sua disposição para participar de todas as reuniões presenciais e virtuais que nos convoquem, para dialogarmos sobre essas e outras propostas sob sua consideração.

Os documentos que anexamos são: 1) Evitemos o ponto de não retorno da Amazônia; 2) O destino da Amazônia é o destino de seus povos; 3) Salvemos a Amazônia da mineração e do mercúrio; 4) Água para a vida na Amazônia; 5) Financiamento direto, transparente, participativo e Não à mercantilização da Amazônia; e 6) Em defesa dos corpos e territórios das mulheres andino-amazônicas em sua diversidade. (Todos em formato PDF)

Atenciosamente,

FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO
REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA
ASSEMBLEIA MUNDIAL PELA AMAZÔNIA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário