A Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil abre inscrições a partir desta quinta-feira, 1º de abril, para a Caravana Formativa Virtual. O curso, que começa no próximo sábado (10), terá certificação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Lideranças diocesanas e paroquiais, agentes de pastoral, religiosos, padres e seminaristas presentes no território da Amazônia podem se inscrever até o dia 9 de abril. Com a Caravana Formativa, a REPAM-Brasil pretende capacitar lideranças no conhecimento, na reflexão e na multiplicação dos conteúdos do processo sinodal.

Em formato virtual, o curso será divido em três etapas. Na primeira, entre os dias 10 de abril e 22 de maio, o curso aborda o tema “Novos caminhos para a igreja – um projeto à luz do documento final do Sínodo para a Amazônia”. Já a segunda, realizada entre 5 de junho e 17 de julho, propõe o tema “Querida Amazônia e os sonhos do Papa Francisco”. Na terceira etapa, nos dias 7 e 21 de agosto, os participantes discutem os “Direitos dos povos da Amazônia à luz do Sínodo”.

O coordenador de articulação da REPAM-Brasil, Paulo Martins, conta que o itinerário foi construído a partir da metodologia da educação popular e adaptado para o espaço virtual. Ele explica que, além do processo formativo, uma série de vídeos e podcasts serão produzidos a partir dos conteúdos ministrados no curso, e depois disponibilizados nos canais de comunicação da REPAM-Brasil.

Para participar, os candidatos devem acessar o link (https://forms.office.com/r/9Vg3ctsdat) e preencher o formulário até a próxima sexta-feira (9).

Cronograma

Curso 1: Novos caminhos para a Igreja – um projeto à luz do documento final do Sínodo para a Amazônia

10/04 – Conversão integral e conversão pastoral

24/04 – Conversão cultural

08/05 – Conversão ecológica

22/05 – Conversão sinodal

Curso 2: Querida Amazônia e os sonhos do Papa Francisco 

05/06 – Sonho social

19/06 – Sonho cultural

03/07 – Sonho ecológico

17/07 – Sonho eclesial

Curso 3: Direitos dos povos da Amazônia à luz do Sínodo 

07/08 – Direitos dos povos nos documentos do sínodo

21/08 – Direitos dos povos e o direito da natureza

 

2 Comentários

  1. Bom dia,
    Para mim o tema é pertinente e desafiador. O ano passado trabalhei com Caritas Francesa comi voluntaria Norte e Nordeste do Brasil, principalmente regiao da Amazonia

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário