Na manhã deste sábado, 20 de maio, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) reuniu lideranças das arquidioceses, dioceses e prelazias dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Amazônia Legal para debater o tema da Campanha da Fraternidade 2023, que trata da fome. O encontro, promovido pelo Setor de Projetos, ocorreu de modo virtual.
A secretaria executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes, acolheu os participantes e destacou a importância do encontro. “É um momento importante para compartilhar experiências de diversos cantos da Amazônia”.
Ela lembrou as problemáticas que envolve a fome na Amazônia, por ser uma região conhecida pela sua rica biodiversidade, mas que enfrenta uma dura realidade quando se trata de fome e insegurança alimentar.
Ao abrir o diálogo, a coordenadora de projetos da Rede, Arlete Gomes, apresentou o tema da CF 2023, o contexto e dados da fome na região amazônica e motivou o debate a partir das perguntas: com relação à segurança alimentar, a prática do garimpo ilegal tem consequências que alcançam nossa mesa? Além disso, é possível identificar em sua cidade alguma situação que coloque em risco a segurança alimentar de famílias e procurar fomentar uma intervenção com ajuda das instâncias competentes?
Durante o bate-papo, o grupo apontou diversas situações que impactam na fome e na segurança alimentar na Amazônia. Entre elas, grandes projetos, construção de ferrovias e estradas, contaminação da água e solo, grilagem de terras, garimpo ilegal, falta de oportunidades, falta de políticas públicas e incentivo a agricultura familiar foram alguns das situações citadas pelos participantes.
Na ocasião, foi apresentada a Campanha Amazônia sem Fome, lançada em abril pela REPAM-Brasil, que tem como objetivo refletir sobre a realidade da fome que assola milhões de pessoas em todo o Brasil, incluindo os que vivem no bioma amazônico.