A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM Brasil) se une à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na defesa da Lei da Ficha Limpa, um marco na luta contra a corrupção e na promoção da ética na política brasileira.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de seu Conselho Permanente, reunido em Brasília-DF, na data de 18 de março de 2025, expressa a sua perplexidade e indignação diante das propostas de mudanças da Lei da Ficha Limpa no Congresso Nacional.
As tentativas de enfraquecer essa legislação, por meio de propostas legislativas que reduzem ou anulam a inelegibilidade de condenados por crimes graves, representam uma ameaça direta à democracia e à justiça social.
O Papa Francisco nos lembra da necessidade de uma política comprometida com o bem comum (Fratelli Tutti, n. 154), e não podemos permitir retrocessos que favorecem a impunidade e fragilizam a confiança na política.
Neste momento crucial, conclamamos toda a sociedade a se posicionar contra os ataques à Lei da Ficha Limpa e a pressão dos parlamentares para que mantenham essa conquista democrática. A luta por uma política justa e transparente é responsabilidade de todos nós!
Confira o pronunciamento completo aqui.