Notícia

Teve início na manhã desta quinta-feira (9) a segunda edição do Curso de Gestão e Elaboração de Projetos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), em parceria com o Centro Universitário UniBagozzi. Mais de 120 pessoas – entre representantes, lideranças, religiosos e religiosas, padres e bispos das arquidioceses, dioceses e prelazias dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Amazônia Legal – participaram do primeiro encontro de formação.  

O curso, realizado de forma virtual, pretende contribuir na formação de lideranças que atuam no território amazônico, oferecendo uma ferramenta de orientação prática, objetiva e com elementos essenciais para buscar novas parcerias e alianças em prol da promoção da vida e do bem viver.  

A secretaria executiva da Rede, Ir. Maria Irene Lopes, abriu os trabalhos dando boas-vindas aos participantes. A secretaria recordou o Dia Internacional das Mulheres e destacou a participação das mulheres nas comunidades, grupos e no Curso de Gestão e Elaboração de Projetos e Prestação de Contas da Rede, que é majoritariamente feminina.  

A proposta está dividida em nove etapas, e atendem estas quatro perspectivas: Os projetos na vida das organizações, elaboração de projetos, gestão de resultados e prestação de contas. Entre os dias 9 e 10 de março, ocorrem duas manhãs de formação e, posteriormente, o grupo segue com os materiais, vídeos e fóruns online disponibilizado na plataforma do Google Classroom.  

A coordenadora de projetos da REPAM-Brasil, Arlete Gomes, e a analista de projetos, Jéssica Castro, dinamizaram a formação, que abordou os temas: projeto social, sistematização, ciclo de vida, diagnóstico participativo, plano de trabalho e entre outros.  

O encontro segue até amanhã (10) com a programação voltadas para os temas: relatórios, monitoramento e prestação de contas.  

Iniciativa  

Desde 2021, o setor de Projetos e Administrativo da REPAM-Brasil tem realizado momentos formativos acerca do tema para instrumentalizar e capacitar as lideranças para elaboração e sistematização de projetos. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário