Notícia
O documento é fruto do trabalho árduo de pesquisadoras e pesquisadores que se debruçam sobre as intersecções entre a fome e as mudanças climáticas

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) lançou nesta terça-feira (10) o Dossiê ‘Amazônia Sem Fome’.  O livro virtual traz um resumo da Campanha, iniciativas de combate à fome, e um convite a Amazonizar as políticas públicas que possam combater essa realidade nos territórios.

O dossiê é fruto do trabalho árduo de pesquisadoras e pesquisadores com  intersecções entre a fome e as mudanças climáticas, buscando explorar como essas questões estão entrelaçadas e como cada uma cria um ciclo de violação dos direitos e ameaças à vida plena para as comunidades amazônicas.

Esse documento, apesar de sua dureza temática, celebra uma iniciativa recente da REPAM-Brasil: a Campanha Amazônia Sem Fome, uma mobilização para engajar a sociedade brasileira na pressão política pela adoção de medidas que promovam o acesso a alimentos de qualidade para irmãos e irmãs na Amazônia.

Segundo Leon Souza, Diretor de Campanhas da Casa Galileia, e que escreveu a apresentação do documento, “o dossiê é um esforço de pesquisa que nos convoca a atuar diante de uma realidade cruel: irmãos e irmãs estão com fome na Amazônia. É urgente integrar agendas, instituições e políticas a fim de garantir que todas as pessoas tenham o direito à alimentação assegurado. É dever do Estado brasileiro garantir esse direito e é nosso compromisso cristão lutar para que todas as mesas tenham pão, açaí, farinha, peixe e toda a variedade dos alimentos amazônicos”.

Amazônia sem Fome

Lançada em abril e 2023, a Campanha Amazônia sem Fome tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira, especialmente os católicos e católicas, para refletir sobre a realidade de fome e insegurança alimentar na Amazônia legal, e pressionar os governos para a efetivação de políticas públicas eficazes de soberania e segurança alimentar.

O Dossiê ‘Amazônia sem fome’ está disponível para Download Dossiê – REPAM DIGITAL

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário