A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil está presente na 4ª edição da Semana de Estudos Amazônicos/SEMEA, realizada em Belo Horizonte/MG, de hoje até sexta-feira, 1º de novembro. O evento tem atividades distribuídas na Dom Helder Escola de Direito, na Faculdade dos Jesuítas/Faje, no Centro Loyola e no Colégio Loyola. Participam representantes de povos tradicionais da Amazônia, gestores públicos, pesquisadores e estudantes.
A SEMEA tem por objetivo sensibilizar comunidades acadêmicas e sociedades civis não amazônicas para os principais temas de debate no universo amazônico, e assim garantir a participação, visibilidade e articulação de povos tradicionais em espaços fora da Amazônia.
Nesta terça-feira, o assessor da REPAM-Brasil Daniel Seidel participou da mesa de abertura do evento ao lado de representantes das outras entidades que promovem o evento. Ainda hoje, Daniel estará presente no painel “Direitos Humanos, meio ambiente e sustentabilidade”, oportunidade que aprofundará a temática proposta com representantes de outras entidades, como o Conselho Indigenista Missionário/Cimi e a Coordenação de Indígenas da Amazônia Brasileira/Coiab, e de órgãos públicos.
Nesta quarta-feira, a REPAM-Brasil marca presença na mesa “Ecologia integral: espiritualidade, literatura e musicalidade amazônica” com Moema Miranda e Benedito Alcântara. A dupla que atua na Rede estará acompanhada de artistas dos povos originários.
Para quinta-feira, 31, está programado o painel “Sínodo da Amazônia e os desafios da ecologia integral”. Na ocasião, três participantes da assembleia sinodal vão aprofundar o tema com os participantes da 4ª Semea: o padre Justino Sarmento Rezende, indígena Tuyuka, um dos padres indígenas participantes do Sínodo; Moema Miranda e o procurador regional da República Felício Pontes. No mesmo dia, mas na parte da tarde, Benedito Alcântara conduzirá a oficina Mandala da espiritualidade, junto com o padre Ricardo Castro, diretor do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia/Itepes. As atividades serão na Faje.
Nesta quarta edição, o evento agrega um conjunto de instituições para aprofundar o debate com acadêmicos de diferentes regiões do país a respeito dos principais desafios por que passa a Amazônia e seus povos no atual contexto nacional. São os principais realizadores o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma), a REPAM-Brasil, a Dom Helder Escola de Direito e a Faje.
Confira a programação completa:
http://domhelder.edu.br/eventos/language/pt/calendario/semea/
Foto de capa: Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES