A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu na manhã desta segunda-feira, 12, a sua 58ª Assembleia Geral. O encontro reúne todo o episcopado brasileiro e ocorre, pela primeira vez na história, de forma virtual, devido à pandemia de Covid-19. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abriu oficialmente o encontro às 8h, no horário de Brasília.
Durante a abertura, dom Walmor reforçou a importância do encontro e afirmou que este é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela CNBB. “Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes de Cristo ressuscitado, guiados e movidos pela ação do seu Espírito Santo”, disse.
Pela REPAM-Brasil, participam do evento o presidente da REPAM-Brasil, dom Erwin Krautler, e a diretora executiva e assessora da Comissão Episcopal Especial para Amazônia da CNBB, Ir. Irene Lopes.
Ir. Irene Lopes ressaltou que assembleia é um momento importante para repensar a caminhada da igreja e chamou atenção para os temas discutidos no encontro. “Os temas que serão refletidos são muito importantes e desafiadores para a Igreja do Brasil, por isso é preciso abrir o coração para viver movidos e movidas pela ação do Espírito Santo”, ressalta.
Além da abertura, os participantes tiveram um momento com o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que participa de sua primeira assembleia. Também foram apresentados o relatório bienal 2019-2020, organizado pelo Presidente da CNBB, a mensagem do Santo Padre à assembleia e aos bispos do Brasil, além do relatório econômico e o tema central.
Sínodo para a Amazônia
O relatório bienal destacou a atuação da CNBB no Sínodo para a Amazônia, por meio da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e da REPAM-Brasil, que promoveram as escutas e dinamizaram o processo sinodal nas dioceses e prelazias da Amazônia.
Também foram destaque as atividades do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e o Dia da Amazônia, que foram realizadas em parceria com a REPAM-Brasil, a coletiva de imprensa sobre a Encíclica “Querida Amazônia” e a campanha “A Amazônia precisa de Você”, organizada pela REPAM-Brasil e a Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Ainda no período da tarde, foram apresentadas as análises de conjuntura eclesial e social e a programação de atividades dos anos Amoris Laetitia e Josefino, em 2021.