Com a participação de mais de 130 pessoas, entre bispos, presbíteros, religiosas e religiosos, lideranças de pastorais, paróquias e movimentos eclesiais, a Diocese de Juína (MT) realizou, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, sua XXIV Assembleia Diocesana de Pastoral.
Com o tema “Igreja Sinodal e Missionária” e lema “Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas”, a assembleia refletiu sobre as realidades sociais, ambientais, culturais e eclesial do noroeste do Mato Grosso. Identificar os desafios e avanços, por meio da Palavras de Deus, do Magistério da Igreja e dos documentos sinodais, e firmar as ações missionárias para o ano de 2023 foram alguns dos objetivos do encontro.
Dorismeire Vasconcelos, articuladora territorial da Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil, representou a Rede. Para ela a presença da REPAM-Brasil no encontro fortalece a Rede e é sinal de uma caminhada coletiva à serviço da vida e da pastoral. “Expressa o caminho sinodal e missionário que se quer na Amazônia”, destaca.
O bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello, agradeceu o suporte da REPAM-Brasil e destacou a atuação do setor de articulação, que contribuiu com o processo de orientação e discernimento para a assembleia.
“Graças a REPAM-Brasil essa comunhão se estreita, o compromisso com a Amazônia cresce e cada vez mais conseguimos identificar os pontos fortes da nossa região pela biodiversidade natural e cultural. Foi um grande momento, muito oportuno, e de muita graça”, afirmou o bispo.
Comunicação REPAM-Brasil