Notícia

A assessora técnica de incidência da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Andréa Cristiane Nunes, participou na manhã desta terça-feira (28), no Palácio do Planalto, da reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Além de reinstalar o Conselho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou medida que cria a Câmara Interministerial da Segurança Alimentar e Nutricional, composta por 24 ministérios. 

Na ocasião foram reempossados os conselheiros e a presidente do Consea, a nutricionista Elisabetta Recine, que faziam parte do conselho quando foi extinto, em janeiro de 2019. O evento contou com a participação de ministros, parlamentares e representantes das mais variadas entidades da sociedade civil organizada ligadas ao tema da segurança alimentar e nutricional da população brasileira. 

Durante o evento, o presidente da República ressaltou que o combate à fome é um dos principais focos do Governo e que a retomada do Conselho é apenas o começo do retorno de políticas públicas no combate à insegurança alimentar no país.  

O Conselho 

Criado em 1993 pelo presidente Itamar Franco, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foi desativado por Fernando Henrique Cardoso, reativado pelo presidente Lula em 2003 e extinto em 2019, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.  

O colegiado é composto por 57 conselheiros e 28 observadores convidados, não remunerados por essa participação, sendo um terço de representantes do governo e dois terços da sociedade civil organizada. 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário