A Arquidiocese de Palmas realizou entre os dias 25 e 26 de março, na Paróquia São José, sua Assembleia Sinodal. Com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão” e lema “Que todos sejam um” (Jo 17, 21), o encontro reuniu cerca de 300 representantes, entre delegados, convidados e comunidades indígenas.
Participou pela Rede Eclesial Pan-amazônica – REPAM-Brasil, o coordenador de Articulação, Rialdo Viana.
O arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito, agradeceu a participação de todos e ressaltou sua felicidade em reunir o grupo no ano em que a Arquidiocese celebra seus 25 anos de existência.
As escutas sinodais para a Assembleia começaram em dezembro de 2021 e foram realizadas em todo território arquidiocesano. A síntese das escutas sinodais, que reuniram as conquistas e desafios pautados nos eixos temáticos que nortearão o Plano Pastoral 2022-2024 da Arquidiocese, foram apresentadas durante a Assembleia pela equipe de Assessoria e Comunicação.
Como principais encaminhamentos, a Assembleia destacou o fortalecimento da Escola de Formação Continuada, Pastoral Familiar e Pastoral da Comunicação, além de outras 30 propostas que serão dialogadas junto às comunidades.
*Comunicação REPAM-Brasil com informações de Rialdo Viana