A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) participou, entre os dias 22 e 25 de novembro, do Encontro Nacional do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, em Fortaleza (CE), sendo representada pelo Padre José Boeing, integrante do Núcleo de Direitos Humanos da Rede e da Campanha A Vida por Fio, composta pela Rede e outras 22 organizações.
Cerca de 150 pessoas – entre defensores de Direitos Humanos, comunicadores, ambientalistas e representantes de organizações de Direitos Humanos – participaram do encontro, promovido pelo Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH).
Compartilhar experiências de trabalho e construir estratégias que incidam na qualidade dos atendimentos e articulações realizadas pelas equipes do programa estavam entre os objetivos do evento.
Durante o encontro, os participantes se organizaram em 6 grupos de trabalho: Aprimoramentos do programa em relação aos indígenas; Aprimoramentos do programa em relação aos comunicadores; Aprimoramentos do programa em relação às defensoras; Atualização do manual de procedimentos; Metodologia de risco; Aplicação do MIROSC ao programa (cartilha com prestação de contas).
Padre Boeing, que participou das reflexões do grupo de proteção dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, destaca a importância do encontro e a presença da REPAM-Brasil. “A partir do encontro podemos fortalecer a Rede Popular dos Defensores/as das Comunidades e Lideranças Ameaçadas”, explica.
Na ocasião, Padre Boeing também ressaltou a atuação e a importância da Campanha A Vida por um Fio na luta pela defesa dos defensores e defensoras de direitos humanos e comunidades.
Comunicação REPAM-Brasil