Rede Eclesial Pan-Amazônica, divulga a Carta Manifesto para COP 28. No documento, manifestam preocupação a grave situação pelas quais a Amazônia e seus povos estão passando e solicitam importantes considerações, principalmente ao ponto de não retorno.
Entre as principais metas estabelecidas na carta, destacam-se: a crise climática, ao extrativismo predatório e desmatamento acelerado, desenvolvimento minero-energético, promoção de créditos de carbono e narcotráfico que ameaçam os defensores dos direitos humanos e ambientais.
Outro compromisso apontado no documento é o pedido urgente de medidas concretas e com monitoramento permanente para que se cumpram as promessas de financiamento pelas perdas e danos que se pactuaram na COP 27. “É urgente a necessidade de um fundo internacional que permita financiamento climático, que seja elaborado com a participação dos povos e comunidades afetadas e conte com estratégias econômicas inovadoras para impulsar as iniciativas de adaptação climática”.
Por fim, o documento busca a implementação de um Plano de Ação Integral para a proteção e defesa da Pan-Amazônia e de seus povos, com um compromisso sério das autoridades públicas e da sociedade civil para prevenir novas violências, ajudar as vítimas e reverter a situação atual.
Clique AQUI e confira a íntegra