Notícia

No Dia Internacional de Cuidados com a Água, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) dá início à sua nova campanha “Água: vida, direitos e futuro na Amazônia”, com o objetivo de ressaltar a grande importância da água para as comunidades amazônicas e a interconexão entre os direitos humanos e a preservação desse recurso essencial.

Por comunicação REPAM

Diante da crescente escassez e contaminação das fontes hídricas na região, a REPAM destaca a urgência em implementar ações fundamentais para a proteção da água. Dentre as iniciativas propostas, estão a educação e conscientização das comunidades locais, a mobilização social para pressionar governos e empresas, e a criação de mecanismos de monitoramento para denunciar violações dos direitos relacionados à água.

A campanha também busca engajar pessoas de diferentes partes do mundo na defesa desse recurso, incentivando o compartilhamento de informações nas redes sociais, a participação em eventos e a conexão com iniciativas locais. Um dos destaques será a Cumbre de Água, que acontecerá em Iquitos, Peru, entre os dias 1 e 3 de outubro, promovendo uma troca de experiências entre países sobre as realidades enfrentadas pelas comunidades que vivem a escassez e a contaminação da água.

Além de aumentar a conscientização sobre a importância da água e os direitos das comunidades amazônicas, a campanha pretende denunciar as violações que ocorrem na região devido à exploração indiscriminada dos recursos hídricos. A REPAM planeja realizar oficinas, lives e campanhas de mídia para sensibilizar o público e promover a defesa dos direitos das comunidades locais.

“Nosso objetivo é mobilizar muitas pessoas em torno da causa da água, gerar um impacto positivo e mostrar que a água é um direito humano fundamental. Juntos, podemos fazer a diferença na luta pela justiça hídrica na Amazônia e em todo o mundo”, conclui o conselho de comunicação da REPAM.

Existem diversas maneiras de estar unindo-se a nós nessa campanha, saiba como você pode se envolver na defesa desse recurso:

  • Compartilhamento de Informação: Utilizar as redes sociais e plataformas digitais para disseminar informações sobre a campanha e as questões relacionadas à água na Amazônia, alcançando um público mais amplo.
  • Participação em Eventos: Engajar-se em eventos, seminários e workshops sobre a conservação da água e direitos humanos, onde se possa aprender e compartilhar experiências. Durante a campanha iremos realizar algumas oficinas para falar sobre a água que é tema prioritário para nós, inclusive com o núcleo de mulheres e Amazônia foi realizado uma live falando sobre as problemáticas da água nos territórios em que essas mulheres vivem e como isso afeta diretamente a elas. Assista ao vídeo completo na íntegra.

A REPAM, CELAM, CLAR, COMUNICART, PUAM, CEAMA, Radialistas Apasionadas y Apasionados, radio La Voz de Zamora, ALER, REPAM´s Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Brasil, Bolívia e Iglesyas y Mineria, convidam a todos a se unirem neste esforço coletivo, lembrando que “a água é vida, respeitemos e defendamos esse direito!”. Para mais informações sobre a campanha e como participar, acesse o site da Repam e acompanhe as redes sociais.

Acompanhe a primeira reportagem sobre a seca na Amazônia. https://www.youtube.com/watch?v=Xd9pyhkMYOk

Conheça a linha gráfica para a campanha:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário