Foi lançado na tarde desta sexta-feira (05), pela Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, uma cartilha virtual formativa para ajudar no combate às Fake News. Organizada pelo setor de comunicação da Rede, a proposta é oferecer um material que ajude a refletir, discernir e combater a disseminação de notícias falsas.
Disponível no site da REPAM-Brasil, a cartilha apresenta os conceitos, tipos e oferece dicas de como identificar e combater as Fake News e, ainda, apresenta algumas ferramentas, como aplicativos e sites, que podem ajudar na checagem das notícias para verificar a veracidade das informações compartilhadas.
De acordo com a secretária executiva da REPAM-Brasil, Ir. Maria Irene Lopes, a intenção da cartilha é contribuir para que as pessoas possam se proteger das muitas inverdades e boatos que circulam pela internet. “Nesse tempo de tantas notícias, precisamos ficar atentos aos processos de desinformação e ajudar que as pessoas tenham ferramentas para não permitir que informações falsas sejam espalhadas”, afirmou Ir. Irene.
A produção do material contou com a participação de estudantes de comunicação social – jornalismo e publicidade – do Centro Universitário Estácio de Brasília. Um grupo de trabalho envolvendo comunicadores locais da Amazônia também auxiliará com outras ações que a rede pretende realizar para combater as Fake News.
Para baixar a cartilha, clique aqui.