Notícia

A REPAM segue com sua agenda de incidência em Brasília e, hoje, esteve no Ministério das Mulheres, representada pela secretária executiva, irmã Irene Lopes; pelo secretário da REPAM Brasil, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira; e pela jornalista Mayara Lima, da articulação da REPAM rumo à COP30. A comitiva foi recebida pela secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Fátima Cleide, e sua equipe.

O encontro teve como foco levar o retorno da análise do caderno de respostas apresentado pelo governo brasileiro, abordando diversas temáticas, além de apresentar o trabalho da REPAM na Amazônia, incluindo o Rede Grito pela Vida e o Núcleo de Mulheres da REPAM. Como uma rede presente nos 9 estados da Amazônia Legal, foram expostos os desafios enfrentados nos territórios em relação à questão de gênero, como a violência, a necessidade de ampliação de programas de geração de renda e a maior presença do Estado.

Durante a reunião, também foi entregue ao Ministério a cartilha ABC da COP, elaborada pela Mobilização pela Terra e pelo Clima da REPAM. O material tem como objetivo informar e conscientizar diferentes públicos sobre os processos e discussões que envolvem a COP30, destacando a importância da participação ativa das comunidades amazônicas e da sociedade civil no enfrentamento das crises climáticas e socioambientais.

A secretária reconheceu a gravidade da situação, compartilhou a limitação de recursos diante de tantos desafios e destacou ações do Ministério, como um novo programa voltado para a região da Ilha de Marajó, iniciativas para fortalecer a autonomia econômica das mulheres e a criação do Plano Clima de Gênero. Também foi ressaltada a importância da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ampliará o debate com mulheres dos territórios.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário