A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM no regional Norte 3 finalizou, no dia 12 de novembro, uma série de escutas em vista do Sínodo Especial para a Amazônia. Essas escutas foram realizadas na diocese de Miracema/TO e na arquidiocese de Palmas/TO.
As três regiões episcopais de Palmas (São Pedro, São João, e São Paulo) acolheram as escutas, que contaram com a participação do clero e das lideranças pastorais representantes de paróquias que as integram, reunido no total 70 participantes. A diocese de Miracema fez a escuta com as forças vivas da diocese, durante a sua Reunião de Avaliação e Planejamento Pastoral, esta realizada anualmente com as comunidades de suas regiões pastorais. Estiveram presentes 110 pessoas.
Nas duas Igrejas particulares, foram garantidas as Rodas de Conversas como metodologia participativa. Irmã Maria Eugenia Ribeiro Silveira, secretária da REPAM Norte 3, observou alguns frutos colhidos nestas escutas.
“A Laudato Si e a REPAM têm se tornado referenciais para se refletir e se buscar novos caminhos para a evangelização e para a ecologia integral. Talvez este tem sido o mais importante fruto por serem dois ‘olhares’ tão importantes a darmos nesse processo de pertencimento a uma Igreja amazônica”, relatou.
A religiosa também aponta o crescente “diálogo com as lideranças e forças vivas locais” e aplicação do questionário do Documento Preparatório para o Sínodo de acordo com as realidades nas quais os encontros de escuta são realizados.
Outro encontro em vista do sínodo no âmbito do regional Norte 3 foi promovido no seminário Interdiocesano, localizado em Palmas. Os seminaristas da Filosofia foram o público escolhido para a partilha, em cumprimento a uma das metas acordadas com os bispos do regional, tendo em vista a inclusão do processo sinodal na formação dos vocacionados ao ministério sacerdotal.